Vida após a cirurgia de escoliose (Pt.1).

Há muitos debates sobre o que pode ou não fazer depois da cirurgia de escoliose. As pessoas naturalmente possuem dúvidas e medos, nem todas tem contato direto com seu médico, sempre que surge alguma dúvida, então procuram os grupos sobre para sanar suas curiosidades.
Hoje estou com sete meses e nove dias de cirurgia, e baseada na minha experiência pós-cirúrgica falarei sobre as coisas que eu faço depois desse tempo de operada, coisas que eu não consigo fazer (ainda), e coisas que eu não posso fazer (ainda).
Algumas atividades como a musculação, a faxina, a corrida e etc, os médicos não liberam nos primeiros meses depois da cirurgia porque os ossos ainda precisam "solidificar", a coluna precisa estar "forte" antes de começar com atividades de maior impacto, mas isso é um assunto para o próximo post... 
No post "Recuperação em casa (Parte 2)" eu mencionei algumas atividades que voltei a fazer ao longo de seis meses de cirurgia. Agora quero detalhar as coisas que faço com sete meses.
Hoje faço musculação na academia, pratico alguns exercícios como uma pessoa que nunca teve escoliose, exceto exercícios de impacto, como correr na esteira, fazer aula de zumba, ritmos, jump... Outro exercício que ainda não faço na academia é o agachamento com barra nas costas. Esse ainda é de grande risco para minha coluna. Faço os abdominais isométricos, porque não consigo inclinar o tronco para frente, esse exercício permite que eu fique imóvel, mas trabalhe os músculos do abdômen. Por exemplo:

Abdominal prancha 

Ainda não consigo ficar muito tempo em pé, ou muito tempo sentada, porque começo a sentir um certo desconforto. Ainda não posso correr, nem praticar esporte que tenha corrida. Me sinto cansada bem rápido.
Espero nos próximos meses postar mais coisas que já estou conseguindo/podendo fazer depois da cirurgia. Tem sido tudo muito devagar e com calma, mas não me arrependo de nada, se fosse necessário voltaria no tempo para fazer tudo novamente! A cirurgia mudou minha vida de uma forma muito positiva, e apesar dos meus limites temporários eu me sinto muito feliz.

Até o próximo post!

Comentários

  1. Oii Jeniffer. Eu adorei seu blog e achei super útil. Queria que tivesse algo similar quando eu fiz a cirurgia, dai não estaria tão preocupada. Fazem mais de 4 anos.
    Só queria te informar que infelizmente, você provavelmente continuará não conseguir ficar muito tempo em pé. hahaha Eu não consigo ficar em uma fila de banco de jeeeito nenhum. Sinto te informar dessa tragédia hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu também fiz a cirurgia de correção da escoliose e uma outra também de coluna, confesso que no começo é um pouco desconfortável, mas hoje nem parece que fiz, eu nunca tive problema em ficar muito tempo de pé ou sentada também.

      Excluir
  2. Oi Rosana muito obrigada pelas palavras positivas! Esta postagem é de mais ou menos dois meses atrás. Atualmente já consigo ficar bastante tempo em pé. Entretanto tudo quando é feito demais faz mal. Então procuro equilibrar o tempo que fico em pé, sentada, deitada etc, para não acabar ficando numa mesma posição por muito tempo, e posteriormente ficar com dores por causa disso. Conforme os meses vão passando vou sentindo melhoras, espero muito em breve ter uma vida normal, ou quase normal haha! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Tenho quase 8 anos de cirurgia. Hoje posso fazer qualquer atividade física, desde que não atrapalhe a postura. Pratico musculação e ciclismo. Posso ficar muito tempo de pé e até dançar. Vida normal! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério pode dançar? Por que amo dança e quero operar mas tenho medo de não poder dançar mais.

      Excluir
    2. Tbm queria saber se dá pra dançar... Ainda não fiz a cirurgia por medo de perder movimentos

      Excluir
    3. Eu tbm tenho medo tenho 18 anos minha curvatura é de 40 mais meche com minha autoestima porém ninguém nota quando falo q tenho isso ninguém acredita

      Excluir
  4. Boa noite!!! Já faz 10 anos que fiz cirurgia, estou ótima...Muito feliz com o resultado...Fico em pé bastante tempo, sentada, deitada sem problemas... Só não gosto de correr, subir ladeiras, escadas...Porque canso muito rápido, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Realmente algumas atividades cansam bastante depois da cirurgia, mas com atividades físicas regulares isso pode melhorar.

      Excluir
  5. Gosteiii'... Eu tenho 2 anos & 7 meses de operada.. Eu quero fazer academia.. Mas não sei se posso arriscar.. Acha que posso ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eryca já faz bastante tempo que vc operou, acredito que sua cirurgia já está bem solidificada e boa. Acho que uma atividade fisíca vai fazer muito bem pra ti. Procura teu médico se puder, e faz um exame pra ver se está tudo ok, conforme for ele pode te dizer quais atividades são melhores pro teu caso. Abração

      Excluir
  6. Olá! Tenho quase 5 anos de cirurgia, me consultei com meu médico e ele me indicou fazer pilates, por ser mais apropriado lidar com meu próprio peso. Porque fazendo academia certamente pegaria peso, e isso não me ajudaria muito.

    Quanto ao " vida normal" rsrs.
    Posso dizer que Deus me deu grandes livramentos, pois pela falta de responsabilidade da minha parte caí da escada com apenas 3 meses de cirurgia. Sem contar com a caída de moto entre outras perigosas coisas. Deus é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiara! Pilates é muito bom, eu fiz por um tempo e me ajudou muito, é uma atividade que eu super recomendo para que já é operado. Eu entendo sobre esses livramentos, eu mesma caí de moto e fui levada de SAMU pro hospital, mas não aconteceu nada, exceto arranhões e hematomas, minha coluna ficou intacta!

      Realmente Deus nos dá muitos livramentos, muitas vezes nem sabemos que fomos livradas de algo! Deus sempre manda anjos para nos proteger, são coisas que acontece querida! Grande abraço pra ti :)

      Excluir
    2. Sei que esse post é antigo!
      Hoje o que vc ja pode fazer?
      Dança? Malha? Anda bicicleta? Anda de moto?

      Excluir
    3. Oi Tassia, hoje vivo uma vida normal, recebi alta médica há alguns meses. Ando de moto, faço academia 3 vezes por semana, ando de bicicleta às vezes. Faço tudo de forma tranquila, sempre respeitando meus limites, e hoje faço todas essa atividades melhor do que fazia antes de operar! Abraço

      Excluir
  7. Sei que esse post é antigo, mas foi bem necessário pra nós que fizemos cirurgia ou que temos escoliose, eu até tirei algumas dúvidas aqui, fiz duas cirurgias devido a escoliose,mas graças a Deus estou melhor que antes e não sinto nada, nem pareci que fiz cirurgia alguma.

    ResponderExcluir
  8. Olá ! querida fazem nove meses que o meu filho fez essa cirurgia foram colocados 22 parafusos e quer andar de bicicleta to achando que ele ainda nao pode mas realmente alto impacto nao pode tam ainda nao consegue abaixar o tronco pra frente so pelo jogo de quadil, boa sorte pra voce e lindo o que esta fazendo! esclrecendo tantas duvidas beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá! o meu filho fez essa cirurgia em Março desse ano,tenho muitas duvidas fazem nove mesese hoje mesmo ele falou que vai andar de bicicleta fiquei preocupada ele so tera retorno medico em Setembro de 2018 esta fazendo nataçao indicado pelo medico para ganhar fortalecimento na musculatura das costas,boa sorte querida é o mesmo que desejopro meu filho,abraço bem confortavel! sim, foram colocados 22 parafusos em sua coluna,obrigada Jeniffer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É bom fortalecer a musculatura das costas, ele está indo bem, muito cuidado pois ainda é uma cirurgia recente. Continuem cuidando do moço! Um abraço!

      Excluir
  10. ola! gostaria de deixar meu depoimento aqui também, faz 30 anos que fiz correção na minha coluna, na verdade ela quase foi refeita, tinha mais de 90º graus de desvio. E dada a falta de recurso na época (financeiro e mesmo tecnológico), acabei não tendo um acompanhamento médico. Porém, asseguro que exceto algumas limitações, tenho uma vida normal: ando de bicicleta, nado (pouco, mas nado) rsrs. Corro se preciso. Passo muitas horas sentadas, as vezes quando estou me cansando, levanto e faço um alongamento. Mas, enfim, o fato é que, por conta da minha vida corrida, faz muito tempo que estou vivendo de forma sedentária. Agora quero voltar a me exercitar e gostaria de saber quais exercícios são recomendados para cirurgiado de escoliose. Ah e parabéns pelo seu Blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela obrigada! Normalmente são exercícios de fortalecimento da musculatura das costas. Eu fiz musculação e também Pilates, me ajudou muito. Meu médico prescreveu quais exercícios eu deveria fazer pro meu caso, apresentei na academia e o professor montou um treino conforme minhas necessidades. Acho que isso seria bom pra ti também. Antes de começar quaisquer atividades sempre avisa que tu é operada, para que o fisioterapeuta e o educador físico possam te orientar melhor! Um abraço

      Excluir
  11. Olá,tenho 15 anos e minha cirurgia já está marcada , queria saber se você fez a cirurgia em um plano de saúde ou no sus, e também queria saber se poderia fazer natação logo após da cirurgia pra talvez melhorar mais rápido, tbm queria saber se vou poder jogar futebol , andar de bicicleta , fazer academia com 1 ano de recuperação depois da cirurgia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu operei pelo convênio da Amil. Acredito que possa sim fazer natação como execício e reforço, não sei se faz recuperar mais rápido, mas ajuda. Eu posso fazer todas essas coisas, atualmente vivo da forma mais normal possível, porém nem todo mundo é igual. Algumas pessoas não conseguem fazer todas essas atividades, por não conseguirem ou porque realmente não podem... Mas como sempre digo a cirurgia e a recuperação é diferente, pois cada pessoa tem um organismo e reações diferentes uma da outra.
      Desejo que a tua cirurgia seja um sucesso, que Deus esteja contigo e com os médicos, ABRAÇO!

      Excluir
  12. oi , fiz a cirurgia a 3 anos seria indicado dançar?

    ResponderExcluir
  13. operei a 3 anos , oque vc acha sobre dança ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma excelente ideia! Faz bem exercitar o corpo, fazer o que tu gosta

      Excluir
  14. Bom dia

    Minha filha irá operar e gostaria de saber se após a cirurgia, ela pode se abaixar normalmente, como, amarrar um cardaço entre outros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabrici, pode ser que no começo tenha um pouco de dificuldade, mas depois ela vai se adaptar e vai voltar a fazer o que conseguia. Nas primeiras semanas eu ainda não estava adaptada, depois fui acostumando, até que hoje tenho uma rotina normal

      Excluir
  15. Olá, Jennifer. Eu fiz minha cirurgia tem uma semana. E já estou em casa, eu gostaria de saber sobre o seu pós- operatório. não

    ResponderExcluir
  16. Oi me chamo Gabriel e na metade desse eu estive acompanhando o estado da minha escoliose e o médico disse que provavelmente terei que fazer cirurgia até o ano que vem, porém ele me disse que após realizar a cirurgia eu terei limites principalmente na academia. Por conta disso eu fiquei preocupado pois sou muito magro e gostaria de ter um shape legal, e também penso em investir em esportes radicais (BMX).
    Mas enfim, como o médico me disse isso estou com muito receio em realizar esses desejos. Mas por sorte eu encontrei esse blog e vi que vcs basicamente leva vida normal, aí eu gostaria que vcs q já fizeram a cirurgia me dissesse se realmente eu terei que limitar esse meus desejos
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel. Nos primeiros meses pós-cirurgia tu terás algumas limitações sim e vai ser preciso um certo tempo pro teu corpo cicatrizar e melhorar por dentro. Então, vais precisar de bastante cautela sim. Depois a vida segue o mais normal possível, podendo fazer academia e atividades físicas. Respeita sempre teus limites físicos e as recomendações médicas que logo tu vai ficar bem. Tenha paciência, esse processo é demorado, mas tu vai melhorar. Te desejo uma boa cirurgia, abraço!

      Excluir
  17. Eu operei fez 1 ano ja, fiquei 5 anos na luta pra consegui a cirurgia finalmente consegui e ocorreu tudo bem coloquei 24 parafusos ainda me incomoda muito mais foi a melhor coisa que fiz graças a Deus

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!
    Tenho uma dúvida, no frio você sente algo diferente na coluna? Teve alguma coisa que mesmo depois de tanto tempo, ainda não melhorou/mudou? alguma limitação ou dor que ainda sente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto às vezes um certo desconforto, não sei explicar, mas não chega a ser dor. Hoje eu vivo praticamente uma vida normal, às vezes sinto dor quando pego peso ou faço atividades domésticas mais intensas, é então que eu sei que devo parar. Tenho a mobilidade reduzida por conta dos parafusos, mas procuro viver o mais normal possível com isso.

      Excluir
  19. Olá! Tenho 14 anos e tenho escoliose (40°). O médico falou que vou ter que fazer a cirurgia. Estou com bastante medo. Sempre quis fazer academia, mas no momento faço pilates. Minha professora de pilates acha arriscado fazer academia. Queria fazer academia agora e depois da cirurgia, acha que isso é possível?
    Após a cirurgia posso ter vida normal? Ou tem complicações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo por que seria arriscado. Desde que não faça nada além da sua capacidade física está tudo bem fazer academia com orientação profissional. Com certeza vc pode ter vida normal após a cirurgia. Vai precisar de um tempo para se reabilitar, mas, aos poucos, a vida volta ao normal.

      Excluir
  20. Oi! Operei faz uma semana, quando estou deitado e quero me virar, parece que tem algo embaixo de mim, e quando deito de barriga pra cima, parece que estou deitado em cima de um muro tentando me equilibrar, é normal isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal sim. O corpo está se adaptando aos parafusos e ao processo pós-cirúrgico. Essa sensação vai embora logo. Não te apavora

      Excluir
  21. Boa tarde. Minha neta tem 10anos e 9meses e soube agora que tem escoliose e precisa usar colete. Ela está com medo que fiquem zombando, fazendo brincadeiras de mal gosto . Voce passou por isso? Como posso orientá-la caso aconteça isso ? Obrigada e parabéns pelo post pois é muito útil .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passei por situações diferentes. Não usei colete, mas tenho muitas amigas que sim. Ela precisa saber que, independente do que aconteça, vocês estão do lado dela. Ela precisa se sentir protegida, amada e amparada por vocês. Para que se algo de constrangedor acontecer, ela entenda que não está sozinha e que não é esquisita. Acho que se derem apoio e trabalharem o emocional dela, tudo mais vai ficar bem.

      Excluir
  22. Minha filha fez a cirurgia em janeiro/2019, colocou 18 pinos. Na segunda semana nem parecia que tinha passado por uma cirurgia. Eu tinha que ficar atrás dela pra cuidar, coisas de mãe kkk. Com um mês foi pra escola: não podia carregar peso, fazer educação física e ficar muito tempo sentada ou em pé. Com dois meses foi liberada a fazer pilates e andar de bicicleta ( não passou por fisioterapia). Agora com 3 meses após cirurgia foi liberada a fazer educação física, dançar, carregar a mochila (10% do peso), só não pode fazer nada com muito impacto, mas de resto tá super de boa.

    ResponderExcluir
  23. Oii , nome é Barbara , fiz minha cirurgia a 6 anos atras, as vezes sinto uma dor forte na coluna , tipo uns choques perto dos ferros .... voce sente alguma dor ou algum choque .. beijoo

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito de vc responder ,tirar as dúvidas de muitos pacientes q fizeram cirurgia .obrigada mesmo .tenho duas netas gêmeas c escoliose ,elas vão completar
    18anos .Os medicos assusta muíto. Agente fica sem chão só pensando. Eles falam q pode ficar paraplégica, refeição aos parafusos. Ñ temos planos d saúde estamos esperando pelo SUS .qnts pacientes será q ñ teve sorte com a cirurgia ??

    ResponderExcluir
  25. Olá minha filha fez cirurgia de escoliose tem 8 dias,.
    Mas a única dor que ela sente muito é dor no ombro... Doutora disse que é normal após a cirurgia, más eu acho que já deveria ter passado ela diz que é uma dor latejante...
    Oq eu poderia fazer pra minha filha não sentir tanta dor...eu me Eloisa minha filha Gabrieli

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Fiz minha cirurgia de escoliose há 3 anos, o pós operatório é terrível, pela adaptação das placas e parafusos, mas passa rápido, depois você nem.lembra que sentiu tanta dor, a única atividade física que faço é caminhada, levo uma vida normal, trabalho, estudo, cuido de meus filhos, evito pegar peso e repouso se me sentir muito cansada. Minha cirurgia foi um presente de Deus na minha vida, porque hoje sim vivo de verdade sem me preocupar o tempo todo com medicações e inúmeras sessões de fisioterapia. A cirurgia corretiva é muito positiva. Indico!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose