5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose

Gostaria de salientar que não sou médica, obviamente, nem uma especialista no assunto. Eu tiro todas as minhas dúvidas com profissionais que conheço. Me baseio em artigos e em minha experiência pessoal para tentar ajudar principalmente pessoas com esse problema e a família delas também. Destaco também que se surgir alguma dúvida quando estiver lendo este post me procure para conversarmos.
Saliento, também, que a opinião de um médico ou fisioterapeuta deve sempre ser considerada. Então, vamos lá!

1) Quando é o momento certo de fazer a cirurgia?
A cirurgia só pode ser feita a partir dos 40º (Cobb) ou mais de escoliose. Por quê? Bem, quando perguntei isso ao meu médico, ele me disse que é uma norma, uma "regra". Nenhum médico pode operar quando o grau da curva é menor que esta, apenas indicar outros tipos de tratamentos conservadores. Qualquer médico que faça cirurgias de escoliose lhe dirá a mesma coisa.
Quando a pessoa apresenta uma curva acima dos 40º a cirurgia de artrodese pode ser feita como alternativa de tratamento para corrigir o máximo possível a coluna, evitar a evolução da escoliose e os problemas secundários que ela causa. Então se fusiona as vértebras colocando hastes, parafusos e, como em alguns casos que já vi, alguns ganchos. Lembrando que nem toda curva de 40º é uma curva que necessita de cirurgia, tudo depende, cada caso é um caso. Alguns profissionais preferem operar a partir dos 45, 50 graus e existem métodos conservadores para tratar escoliose, mas isto é um assunto para outro post.

2) A cirurgia corrige totalmente o "problema"? É preciso usar colete depois?

Não, a cirurgia não cura a escoliose, diferentemente do que prega o senso comum! Dependendo da pessoa, das condições da cirurgia e de alguns outros fatores, pode-se corrigir bastante a curva da escoliose. A parte estética das costas fica mais bonita (menos torta), os ombros ficam alinhados, há alívio de dores e outros sintomas que trazem incômodo. Mas, cada pessoa é diferente, cada caso é diferente, cada adaptação pós-cirúrgica é diferente uma da outra. Algumas pessoas ficam bem satisfeitas com os resultados, outras nem tanto. Algumas curvas são bem rígidas o que dificulta uma maior correção. Outras curvas mais "maleáveis" são mais fáceis de ser corrigidas. Apesar de uma cirurgia poder corrigir em boa parte a deformidade ela NÃO TRAZ A CURA DA ESCOLIOSE. Isso precisa ficar bem claro.
Até hoje, eu vi poucos casos onde as pessoas precisaram colete depois da cirurgia. Há casos em que os materiais quebram dentro do corpo (principalmente materiais mais antigos como os de Platina), seja por acidente ou outros fatores, normalmente dá pra viver com isso, mas em alguns casos é preciso operar para tirar o material. Vou deixar no final da postagem, alguns links de artigos científicos que falam sobre várias cirurgias de escoliose, onde tem fotos e explicações que podem ajudar melhor a compreender o que estou dizendo.

3)No hospital que tipo de roupas posso usar, e quais objetos de uso pessoal posso levar? 
No dia da cirurgia, não adianta levar uma mala de roupas e muitas coisas, porque você só vai para a sala de operação "com o seu próprio corpo" mesmo! No dia em que fui para o hospital operar, houve toda uma preparação. Me fizeram perguntas relacionadas a medicamentos que eu tomava, doenças, cirurgias anteriores e etc.
Mas no momento em que fui me vestir para ir operar, não pude ficar com nenhuma roupa minha (nem minhas próprias roupas íntimas), muito menos um elástico que eu levei para prender os cabelos. Todas as "roupas" que me deram eram do hospital; touca, meia e roupa íntima todas descartáveis, exceto o roupão. Todos os meus objetos pessoais precisei deixar com a minha mãe.
Depois da cirurgia eu estava péssima, com dores insuportáveis, enjoo e falta de ar. Não conseguia pensar em colocar alguma roupa minha, primeiramente porque eu estava impossibilitada, como usei sonda urinária e dreno nas costas, usar alguma roupa minha como short, ou blusa só iria dificultar o trabalho das enfermeiras e minha recuperação.
Estou dizendo isso, porque muitas meninas perguntam nos grupos de escoliose se pode usar roupas no hospital, peças íntimas, objetos pessoais e afins... Contudo, digo por experiência própria que a única coisa que foi realmente necessária nos dias em que eu estive internada foram um pente para desembaraçar os cabelos, e uma escova de dentes. Eu sentia tanta dor que nem pensava nas coisas mais básicas. Claro quando estiver no quarto é bom ter alguns pertences de higiene pessoal, como xampu, condicionador, sabonete, desodorante. Eu usei o celular no 3º dia de hospital, para mandar mensagens de como eu estava. No restante do tempo eu queria dormir e descansar, não conseguia focar o pensamento em nada (era muita dor).


4) Corro o risco de ficar paraplégica(o)?
Muita gente quando houve falar em cirurgia da coluna "morre de medo". Antigamente havia muitos casos de pessoas que operaram a coluna e perderam os movimentos ficando paraplégicos ou até mesmo tetraplégicos.
Felizmente, hoje em dia, esse risco caiu bastante devido ao avanço da Medicina e da Ciência... Nas cirurgias de escoliose tem sido utilizada a neuromonitorização, que é a:

"Monitorização neurofisiológica intraoperatória que consiste no uso de métodos neurofisiológicos como eletromiografia (EMG), eletrocorticografia (ECoG) e potenciais evocados (motores,somato-sensitivos e auditivos de tronco) para monitorar a integridade funcional de estruturas neurais durante procedimentos cirúrgicos (cérebro, medula espinhal e suas raízes, nervos periféricos).
Durante cirurgias de coluna , onde existe risco de lesão medular ou de raízes nervosas pela distração da coluna ou pela própria instrumentação, 33% dos parafusos pediculares inseridos com o uso de radioscopia rompem a parede medial do pedículo levando a lesão imediata ou posterior da raiz nervosa ou em casos mais graves da própria medula, sob uso de monitorização a taxa de erro cai para 7%.
Em cirurgias de escoliose para citar um exemplo, a taxa de paraplegia pós-operatória é reduzida em 60%."

Ou seja, há riscos? Sim, contudo muito menores, ou até mesmo 1% de riscos quando a Neuromonitorização é utilizada. Porém, são riscos muito pequenos, comparados aos riscos de cirurgias de colunas feitas há 10 anos atrás, por exemplo.

5) Como é a vida depois da cirurgia?
Eu não posso afirmar que os resultados serão tão bons quanto os meus, ou tão ruins.
Em se tratando da escoliose, há sintomas muito parecidos em todos e há sintomas completamente diferentes. Já vi muitas pessoas dizendo que não sentiram dor alguma e já vi pessoas dizendo que "quase morreram de dor". Tenho amigas que já me relataram que a cirurgia pra elas foi algo bem simples e tranquilo. De qualquer forma, a vida depois da cirurgia de escoliose vai depender da sua reação. É uma cirurgia grande, delicada. Não vai querer jogar futebol, fazer academia, correr, e voltar a trabalhar logo no primeiro mês, certo?
Eu sei, que ficamos impacientes, tristes e algumas vezes chateados, mas o que quero dizer, é que tudo depois da cirurgia deve ser feito com calma, esperado com paciência, e construído com esforço e dedicação. Não vá se machucar porque tem pressa de voltar a ter uma vida normal.
Agora falando de mim, eu tomei meu primeiro banho SOZINHA com 1 mês e meio de cirurgia. Eu andei de ônibus pela primeira vez com 1 mês de cirurgia. No primeiro mês tudo o que eu fazia era acompanhada por alguém, para não cair. Até hoje não posso cair. Eu ainda não corro, eu ainda não ando de bicicleta. Mas faço academia, caminhadas, já ando de ônibus sozinha (mas é algo muito difícil pra mim), subo escadas. Aos poucos estou recuperando minha "vida normal".
Espero ter te ajudado em alguma coisa, até o próximo post!

Links de artigos relacionados e Bibliografia:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1808-18512011000200002&script=sci_arttext

http://www.noremcg.com.br/2011/04/neuromonitorizacao/

Comentários

  1. Olá, gostaria de saber se perde algum movimento ou tem coisas que nunca mais poderá fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi depois da cirurgia perde-se um pouco da mobilidade que se tinha antes de operar, no meu caso eu não consigo me encurvar para os lados, no mais eu não perdi nenhum movimento, acho que a perda de movimentos depende muito de como foi a cirurgia, quantos parafusos colocou e etc. O que vejo bastante são casos de pessoas que não conseguem se curvar pra frente e para os lados, mas levam um vida normal e fazem quase de tudo.

      Excluir
  2. OIII,
    Minha mãe vai fazer cirurgia no dia 12 de maio, estou mega ansiosa, seus relatos me ajudaram bastante. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jacqueline que bom saber que posso ajudar vocês de alguma forma. Desejo que tudo dê certo com a cirurgia da sua mãe, abração!

      Excluir
  3. Oi, me falaram que por conta da curvatura ficamos mais baixos e depois da cirurgia recuperamos alguns centímetros de altura, queria saber qual seu grau de curvatura (antes da cirurgia) e se você ficou mais alta rsrs...
    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Richard é verdade! A maioria das pessoas cresce alguns centímetros depois de operar. Eu tinha 47 graus quando operei e aumentei 6 cm. Tinha 1,54m e fiquei com 1,60. Não mudei muito continuei baixinha (kkk) abraços!

      Excluir
  4. Muito bom...Eu tenho escoliose.não aguento de tanta dor,vivo a base de injeções. Mas ainda não ta no grau 40 pra fazer a cirurgia. ...so q sinto dores todos dias toda hora sem parar.Tomo injeções e as vezes não resolve.Nossa minha vida ta um inferno por causa disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu posso imaginar como é isso. Vejo dezenas de relatos de pessoas que sofrem com a dor. Escoliose em si não dói, os médicos dizem isso. Se você puder seria bom fazer um exame para ver o que está causando estas dores. Ficar parado também causa dor, então atividades físicas também podem te ajudar. Eu fiz Pilates por um tempo e me ajudou demais! Sumiram as dores... Procure ajuda para isso e saiba que você não está só, muita gente passa por isso. Abraço!

      Excluir
  5. Olá gostaria de saber a respeito da idade,tem limite para que seja realizada esse tipo de cirurgia?tenho uma escoliose de aproximadamente 60 graus e tenho 40 anos de idade será que o perigo é maior de não recumperar no tempo certo ou corre mais risco de dar errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi acredito que não exista uma idade limite, eu conheci algumas pessoas que operaram depois dos 40 anos e vivem bem hoje. Mas acredito que a idade pode influenciar na recuperação, no sentido de que uma pessoa mais nova se recupera mais rápido. Porém isso não é um parâmetro pra ninguém. Uma boa recuperação depende de diversos fatores.

      Excluir
  6. Olá moça fiquei bastante aliviado com seus relatos de pós cirurgia, pois tenho bastante medo... Poderia me responder outras dúvidas??? Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago claro que posso sim! Estou à tua disposição

      Excluir
    2. Me passe seu e-mail por favor Jennifer...
      Tenho muitaaaas dúvidas...

      Excluir
  7. Olá tenho 15 anos de idade, e tenho escoliose idiopática estou com 58 graus de curvatura lombar com compensação na torácica, e morro de dores todos os dias. Sou bem limitada, tomo remédios, mas não adianta nada e os que funcionam, o efeito acaba rápido, as vezes a coluna chega a queimar, tenho tantas dores que as vezes chega a dar tontura, as vezes a dor desce pro quadril me fazendo não conseguir andar direito, eu travo direto . Eu preciso fazer cirurgia, não tem mais jeito segundo meu médico. Eu estava morrendo de medo de que algo de ruim acontecesse, mas depois que li esse post me sinto melhor, me ajudou muito. Tenho algumas perguntas se tiver como mande me um email... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandra, fico muito feliz que este post tenha te ajudado! Tenho e-mail sim, é jeni10fraga@gmail.com Abraço!

      Excluir
  8. Bom dia. Não sinto dor alguma e tenho 63 graus de escoliose.. os médicos dizem que tenho que operar. Minha mobilidade com essa doença não muda nada, deveria fazer mesmo a cirurgia? Pós operatório, pode me causar limitação? Sendo que não tenho limitações com tamanho grau?
    Será que eu poderia malhar com essa quantidade de grau?
    Caso eu realmente faça, claro que vai ter a recuperação que deve demorar cerca de um ano totalmente para me recuperar 100%, poderei fazer novamente meus esportes (surf, kitesurf, bungee jump, etc)?
    Onde você operou(

    Desculpa a quantidade de perguntas. Duvidas preenchem a minha mente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a cirurgia pode causar uma certa perda de mobilidade sim. E depois vai levar um tempo até você voltar às atividades normais... Mas se você não quer operar no momento pode tentar alguns métodos conservadores para o tratamento. Conheço alguns profissionais que tratam a escoliose com exercícios fisioterapêuticos específicos baseado em estudos científicos. Tenho visto que gera ótimos resultados, se quiseres posso te indicar estes profissionais. E quanto a malhar você até pode, mas acredito que terás limitação em alguns exercícios que podem acabar piorando e prejudicando tua coluna. Caso tenha mais dúvidas é só chamar, abraço!

      Excluir
    2. Boa tarde! Entendo muito bem oq passa minha escoliose passa dos 50 graus se praticar atividades físicas n sinto nenhuma dor, tbm tenho esse medo de ficar limitada ou n poder praticar os esportes q gosto de praticar, porém já realizei vários tratamentos inclusive parei um ano da minha vida fazendo quiropraxia, Pilates, RPG e musculação tentando ao menos estabilizar a escoliose e no final do ano ela aumentou, então esse ano decidi fazer a cirurgia somente pela questão dos problemas que pode me causar no futuro. Sei que não é legal mas é um fato: no outro dia vi uma senhora na rua andando toda curvada com uma corcunda deum lado bem característico da escoliose e imaginei quanta dor e prejuízo a senhora deveria ter e talvez ela n pudesse corrigir mais, então após refletir bastante sobre isso me restou aceitar que tenho um problema q mesmo que n me prejudique agora pode me prejudicar depois.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá Jeniffer, quero te parabenizar pelo site que possui ótimos conteúdos, na época em que eu fiz a cirurgia, há 4 anos e 9 meses atrás, não haviam sites como esses para auxiliar as pessoas que tinham muitas duvidas, leio os teus posts e me emociono pois relembro de muitas situações parecidas que passei, tenho muito orgulho de mim , que mesmo com dores pós cirúrgicas (no meu caso 4 dias), os momentos em que chorei por não poder fazer tudo o que meus colegas e amigos faziam,também me senti alegre quando comecei a poder fazer novas atividades, e quando comecei a sentir mudanças positivas na minha coluna, também sinto orgulho de qualquer pessoa que já passou por esta situação ou está passando, e quero mais umas vez te dar meus parabéns por auxiliar tantas pessoas que precisam de ajuda!! Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Fico muito feliz em saber que gostou do blog, isso significa muito pra mim, obrigada!! Grande abraço!

      Excluir
  11. Olá, a minha filha tem escoliose de 85 graus e já marcamos a cirugia, mas não estou segura pois tenho medo de futuros. Se me pudesse ajudar em saber como é agradecia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipa, posso te ajudar sim, com maior prazer! Quais são os seus medos?

      Excluir
  12. oi. eu vou fazer uma cilurgia , mas eu não sinto dor e faço de tudo como dançar jogar bola , ciclismo. sera que depois da cilurgia vou ficar com o corpo duro igual um robo e sentindo algumas dores e não fazer as coisas que eu fazia antes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu acho que isso depende muito de cada um. Eu por exemplo vivo uma vida normal. Tudo vai depender de como vai ser a extensão da tua cirurgia e recuperação.

      Excluir
  13. Oie, tenho muitas duvidas eu tenho uma escoliose na parte de cima da coluna e um desvio discal L5 S4 ( algo assim ), o meu medico me passou 20 sessoes de fisioterapia, acuputura e rpg, mais disse que em alguma fase da minha vida eu vou ter que fazer a cirurgia, mais tenho medo pois gosto de treinar, dançar e fazer academia, sinto dores todos os dias, e como meus discos estão perto da medula corro risco de perder os movimentos, as vezes sinto dores nas paernas e minhas articulações travam, tenho medo de ficar mais debilitada do que ja estou, ja viu algum caso como o meu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Nayara boa noite! Já vi alguns casos parecidos com o seu, eu faço parte de um grupo que se chama "Artrodese da coluna vertebral. 'Guerreiros Parafusados', e neste grupo pude ver vários casos de pessoas com escoliose e também outros problemas nos discos vertebrais. Te aconselho a procurar esse grupo, vai ser algo bom. Outra coisa, é sempre bom ter uma segunda opinião médica, ir em outro profissional perguntar o que ele acha e qual a perspectiva dele sobre o teu problema, de repente ele pode te ajudar mais e te dar uma outra visão. É uma dica, eu passei por 4 ortopedistas antes de finalmente passar por uma cirurgia. Espero que de tudo certo pra ti e se precisar é só me chamar. Abraço!

      Excluir
  14. É mais comum escoliose entre as mulheres né? Eu tenho, não sei qual o grau, só sei que tenho um "S" nas costas e isso sempre afetou o lado estético, não poder tirar a camisa quando estou em um rio, praia, etc, por exemplo é muito chato. Graças a Deus não sinto dores, a questão é estética mesmo. Eu não havia escutado sobre essa cirurgia, na verdade sabia que existia mas nunca havia parado pra pesquisar porque sempre houve o medo de ficar sem os movimentos. Sou do Pará, tenho 26 anos,eu pretendo agora estudar mais sobre o caso, eu desejo sim passar por esse processo. Duas perguntas, em média qual o valor de uma cirurgia dessa natureza e se a cicatriz fica muito exposta, ou seja feia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a escoliose atinge mais pessoas do sexo feminino... Essa cirurgia custa em torno de R$ 200 mil reais, mas o valor varia muito em cada estado. Já a cicatriz depende muito do tipo de pele e da forma como o médico faz a sutura. A minha ficou bem fininha, super bonita. Um conselho, não faça a cirurgia apenas por estética, faça se realmente for necessário para sua saúde! Um procedimento como este muda completamente nossas vidas, tem uma recuperação bem difícil; enfim essa é a minha dica. Espero que de tudo certo pra ti, abraço!

      Excluir
  15. oi jenifer meu nome e thalita e li seus post e pude observar que tenhos muita coisa em comun deviso eu ter feito tbm a cirurgia de correçao de escoliose eu tenho quatro anos de cirurgia e ainda fico anprensiva com muita coisa entao a minha pergunta e: quais exercicios vc faz e quais sao as suas limitaçoe!? aguardo suas resposta e desde ja agradeço.obgada e um grande bjo da sua amiga titanio kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thalita, boa noite. Eu faço musculação, praticamente não tenho limitações mas evito exercícios que levam peso nos ombros e cuido com a forma que me abaixo pra não forçar muito

      Excluir
  16. Olá!! Fiz a cirurgia de correção da escoliose (54 graus) a 14 anos atrás. Tive uma melhora de 75% na correção (bem mais do que os médicos imaginavam). Vi muitos comentários e gostaria de compartilhar que já faço de tudo, ando de bicicleta, faço academia, já fiz yoga. Me movimento como uma pessoa normal, e as pessoas só percebem a minha coluna quando eu mostrou a diferença dos dois lados. Então acreditem que tudo ficará bem!
    Mas na verdade não vim falar sobre isso. A questão é que estou grávida, já no final da gestação e estou sentindo muita dor na coluna, e queria algum tratamento pra dor mesmo. Procurei na internet sobre fazer quiropraxia em pessoas que já fizeram a cirurgia de escoliose e não achei nada. Será que haveria algum problema? Afinal apesar de conseguir me mover e movimentar muito bem pra todos os lados do corpo, não sei se poderia por causa das placas e astes da cirurgia.
    Se souber de algo sobre isso eu ficaria feliz que compartilhe comigo!!! Obrigadaaa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara, não sei se quiropraxia serve para quem já operou pois a coluna está fixada. Mas existem tratamentos para dor, eu não sou especialista, não sei se tu tens como consultar com um médico, mas visto que tens escoliose seria bom consultar tanto com o ortopedista tanto com o obstetra, pra cuidar da tua coluna e do teu bebe. Essa é minha dica, beijão

      Excluir
  17. Olá, ter encontrado seu blog me ajudou muito, tenho 28 anos sou mãe e minha escoliose tem um grau alto não sei informar qual o médico falou que era o último estágio e que eu deveria ter feito a cirurgia a muito tempo, fiquei com muito medo e acabei ainda não fazendo mas a dor tem aumentado com o tempo e dificuldade para respirar principalmente quando vou dormir, você sabe me dizer se tem idade limite para fazer a cirurgia? Obrigada por compartilhar sua história me incentivou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana, tudo bem? Olha não existe uma idade, o que conta é a gravidade da escoliose e como ela está afetando tua saúde. Fico feliz que minha história tenha lhe ajudado, um grande abraço!

      Excluir
    2. Ana Amaral vc teve algum tipo de complicação na gravidez??

      Excluir
  18. Oi boa noite eu queria saber quanto tenpo vc tem de cirurgia é quantos meses vc paasou para levar uma vida normal fazer academia correr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, hoje estou com 2 anos e 9 meses de operada. Fui liberada pra fazer academia com 6 meses, porém com algumas restrições, e só consegui correr com mais ou menos um ano e meio de cirurgia

      Excluir
  19. Oi meu nome é carol,tenho 14 anos!! Tenho 10 dias de operada rs.. ainda sinto dores mt fortes por ser recente tambem né.. mas minha recuperação ta sendo exelente.. queria tirar algumas duvudades pode me ajudar rsss!!

    ResponderExcluir
  20. Olá,eu fiz a cirurgia faz 3 meses,tinha 58° e depois da cirurgia fiquei com 10°. Pensava que Depois da cirurgia ia ficar limitada a muita coisa,mas o meu médico já me liberou para muita coisa,como,anda de bicicleta, natação... Só disse que não podia levar sol diretamente nas costas nos primeiros 8 meses, não sei o porquê. E tbm não liberou fazer academia ainda... Achei ótimo esses seus posts vai ajudar muita gente que vai ser operar e tem medo, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, obrigada! Nos primeiros meses é bom proteger a cicatriz e usar bloqueador solar em cima porque essa área fica bem sensível. Ainda é recente tua cirurgia, daqui uns meses já vai sendo liberada para as atividades. Um abraço

      Excluir
  21. Olá,eu queria saber se sente a cirurgia quando se está com anestesia

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu queria saber se sente a cirurgia com a anestesia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, não sente, a anestesia é geral. Você só acorda algumas horas depois

      Excluir
  23. Olá Jennifer!
    Essa cirurgia é feita pelo SUS?
    Quantas horas leva a cirurgia?
    Quantos dias fica no hospital?
    Pergunto porque meu esposo está fazendo os exames, e acho que vai ser preciso fazer a cirurgia.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel a cirurgia é feita pelo SUS sim, porém leva tempo até conseguir, muita gente espera até 5 anos.
      O tempo de duração da cirurgia depende muito, pra cada pessoa é diferente, mas leva no mínimo umas 6 horas.
      Em média as pessoas ficam uma semana, eu fiquei 5 dias.
      Espero que dê tudo certo para o seu esposo! Abração

      Excluir
  24. pode me passa seu whats, vou fazer a cirurgia gostaria de saber, mediamentos, alimentação depois d cirurgia etc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda mensagem no facebook.com/meninadetitanio por lá eu respondo mais rápido

      Excluir
  25. Oi Jeniffer, minha namorada ja fez a cifurgia e leva uma vida normal tambem, estamos nos preparando para casar (...) gostaria de saber se existe alguma restriçao dentro do relacionamento sexual ou se tem algo que eu preciso saber para nao fazer nessa hora, se isso prejudica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha eu acho que não existe nenhuma restrição, apenas não façam nada que vá comprometer a coluna dela, nada muito radical. Fora isso sejam felizes (kkk)! Parabéns pelo casamento!

      Excluir
  26. Oi jenifer esta fazendo 20 dias da minha cirurgia coloquei 22 parafusos e estou ouvindo ranger toda vez q me movimento serà q é normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, essa sensação é perfeitamente normal nos primeiros dias. Parece que tudo se mexe, mas fica tranquila que essa sensação passa, está tudo bem fixado aí dentro, não te apavora. Qualquer coisa que tu julgar fora do normal procura um médico, ok? Um abração

      Excluir
  27. Oiie, Jeniffer, adorei sua publicação e me deixou bem mais confortada ao ler sobre a sua vida após a cirurgia, bom eu tenho 16 anos e tenho duas curvas uma de 27° e outra de 50°, acho que é bem alto pra minha idade, e meus pais estão pensando na cirurgia, mas eu me sentia com medo de não dar certo... Agora fiquei até mais confiante em realizar, caso de tudo certo.. Você acha que o meu grau é muito perigoso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa noite, que legal saber que te ajudei de alguma forma <3
      Não acho teu grau muito perigoso não, aliás é parecido com o meu antes de operar, era 47° na torácica e 28° na lombar. Pode ficar tranquila quanto à cirurgia, ela não é nenhum bicho de sete cabeças, mas conversa bem com o médico e com a tua família, pensa com clareza e decida o que vai ser melhor pra ti. Te desejo sucesso!

      Excluir
  28. OI, SUA CIRURGIA FOI FEITA PELO ORTOPEDISTA(COLUNA) E QUAIS OS OUTROS PROFISSIONAIS QUE PRECISA ESTA NO MOMENTO DA CIRURGIA? MINHA FILHA TEM 12 ANOS 46º, FOI INDICADO CIRURGIA, MAIS TENHO MUITO MEDO. ELA GOSTA MUITO DE DANÇAR, VAI TER ALGUMA LIMITAÇÃO A ISSO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Na sala de cirurgia estava a anestesista e a neurocirurgiã que fez meu monitoramento da medula. Também tinham enfermeiras auxiliando na minha preparação e a instrumentadora cirúrgica. Acredito que tenha logo nos primeiros meses, pois é quando precisa repousar e cuidar para que a coluna calcifique bem. O médico vai dizer quando ela puder voltar às atividades normais, penso que não vá ter grandes limitações. A tendência é voltar a ter uma vida completamente normal

      Excluir
  29. Olá.. sou Mônica Queive, tenho 29 anos, 2 filhos, tinha 58 graus de curva, e operei 12/05/2018, portanto, 10 dias de operada. Já havia lido vários posts do seu blog, e é muito bom ler sobre a experiência de outras pessoas. A gnt sempre tem muitas dúvidas. Agora sinto minhas costas bastante doloridas, como se estivesse machucada, de tanto ficar deitada. Em alguns lugares é como se sentisse dormência. Vc sentiu algo parecido? Se puder responder no meu email, agradeço. mqueive@gmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, obrigada pelas informações,

    eu tenho escoliosse não sinto tanta dor mas esta assim:
    Desvio escoliótico sinuoso da coluna dorso-lombar, caracterizada por escoliose dorsal superior de
    convexidade esquerda, com angulação estimada em 42º (D2-D5), associado a escoliose dorsal de convexidade direita, com angulação estimada em 38º (D5-D12) e escoliose lombar de convexidade esquerda, com angulação estimada em 28º (D12-L4).

    estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Significa que tu tens 3 curvas de escoliose, e cada uma delas tem um grau. Eu não sou a melhor pessoa pra te diagnosticar, mas te aconselho a ir em um especialista em coluna para mostrar esse exame e assim ele te orientar o melhor tratamento. Não se apavora, procura ajuda profissional, escoliose tem tratamento.

      Excluir
  31. Olá, gostei muito do seu post e me confortou muito saber que tem alguem que me entende e que ja passou por algumas das situações que estou passando. Eu viu fazer 15 tenho 54 graus de escoliose e 45 de cifose, eu uso o colete e me recomendaram a ficar com ele de dois a tres anos usado ele 23 h por dia e me passaram exercícios de fisioterapia para fazer todo dia. Eu gostaria de te perguntar se esse tratamento que estão me dando se aplica na situação do meu problema. Mais uma pergunta.. vc sente os parafusos e os ferrinhos nas suas costas?

    ResponderExcluir
  32. Oi eu preciso saber quais exercícios em específico estão te passando, mas, acredito que a fisioterapia é uma grande aliada no tratamento conservador, e isso inclui o colete, de escoliose. Não sinto os parafusos, na verdade eles ficam dentro da vértebra, não tem como sentir, o que eu sinto é um desconforto muscular de vez em quando

    ResponderExcluir
  33. Meu filho irá precisar fazer a cirurgia estou super preocupa onde posso tirar minhas dúvidas com vocês?

    ResponderExcluir
  34. Oi Jennifer.soube q vc é gaúcha.também tenho escoliose, e gostaria de saber qual foi o seu médico e onde vc operou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu operei com os doutores Jonatas Fernandez e Alexandre Borba

      Excluir
  35. Oi gostaria de saber sobre filhos vc pode engravidar depois da cirurgia

    ResponderExcluir
  36. Claro que pode, apenas deve ter cuidados tanto com a coluna quanto com o bebê. Mas nada te impede de engravidar.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Jennifer Fraga tenho em torno de 25 grau de escoliose dorso lombar me sinto muito encomodada queria fazer a cirurgia mas os médicos dizem que não tem como. Vc sabe qual procedimento devo tomar? Queria muito fazer a cirurgia pra recuperar minha postura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Realmente, seu caso não é cirúrgico porque cirurgias são recomendadas a partir dos 40°... Você pode tratar e corrigir facilmente com fisioterapia específica para escoliose. Sinta-se feliz em não precisar operar, pois uma cirurgia como essa é um procedimento grande que requer meses de recuperação. Te recomendo também algumas atividades físicas como Pilates e RPG pra te ajudarem no fortalecimento da musculatura e atenuarem essa preocupação que tu tens em relação à postura. Abraço

      Excluir
  38. Olá Jeniffer, me chamo Caroline muito prazer!
    Gostei muito das suas respostas. Também passei por cirurgia de escoliose no ano de 2005 aos 14 anos de idade, estava com 60º de curvatura na coluna. Graças a Deus deu tudo certo e hoje levo uma vida normal e até faço academia. No meu caso desde que descobri a escoliose se não tivesse feito a cirurgia não sei se hoje estaria viva, pelo fato da curvatura estava avançando muito e poderia comprimir meus pulmões e sofreria com muita falta de ar e automaticamente prejudicaria outros órgãos ao redor. No meu caso foi a melhor solução e hoje vivo muito bem levo uma vida normal sem dores.

    ResponderExcluir
  39. Eu tenho 16 anos e uma escoliose de quase 90° graus. Eu fui chamada pra fazer a cirurgia em 2015, mas devido aos riscos e até mesmo pelo fato de a escoliose em si não estar me causando problemas naquela época, eu acabei não fazendo. O problema é que recentemente eu comecei a sentir dor na coluna, e agora estou confusa sobre se devo fazer a cirurgia. Minha escoliose é baixa, então não corre risco de apertar os pulmões por exemplo, e até onde eu sei, a escoliose em si não dói, mas a dor que eu sinto é justamente na coluna, tem alguma coisa a ver? Eu deveria fazer a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas você precisa fazer a cirurgia, seu grau é extremamente severo. É uma cirurgia complexa, mas não é o monstro que as pessoas falam. Essa cirurgia conta com uma grande equipe trabalhando para que tudo ocorra bem, tem os ortopedistas, o anestesista, o neurocirurgião cuidando da tua medula, enfermeiros e instrumentadores cirúrgicos. Tu não deve ficar apavorada com tudo o que dizem, nesse momento tu tens de levar em conta a opinião médica e seguir com o que for melhor para tua saúde. Fico à disposição se tu quiser conversar e tirar algumas dúvidas

      Excluir
  40. oi tenho 19 anos e tenho 30 graus quero saber se posso fazer cirurgia pois a dores me incomodam muito. e se tem alguma forma de diminuir o desvio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Cirurgia são recomendadas a partir de 40°. Seu caso é bem possível de tratar com fisioterapia específica para escoliose, o que é bom porque a cirurgia deve ser apenas em casos mais graves. Procure uma boa fisioterapia e um médico pra te ajudar a lidar com a dor

      Excluir
    2. obrigado. mas você sabe de alguma forma de diminuir o desvio?

      Excluir
    3. Eu estou fazendo alongamentos que vi no canal viva sem dor
      E senti que minha escoliose reduziu um pouco

      Excluir
  41. Olá
    Meu filho tem 14 anos fez a cirurgia de escoliose congênita dia 26/11 hoje dois dias após ele saiu do CTI tiraram o dreno que aspira o sangue,foi o primeiro dia q ele ficou de pé tbm ele se queixa de muita dor . Qria saber quando começa o alívio dessa dor. Pois estou sofrendo junto com ele 😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ainda não tem uma semana a cirurgia, então é normal esses incômodos e a dor. Pode levar uns dias ainda, é que depende muito de cada organismo. Não se apavora, a dor faz parte desse processo de recuperação. No meu caso levou umas 3 semana até passar. Não te assusta, logo ele fica bom, é preciso entender esse tempo em que o corpo leva pra se adaptar.

      Excluir
  42. Oi meu e maria filho tem 14 anos 4o grau estou super preoculpada com essa cirujia.vai fazer em julho,quero muito saber quanto tempo demora para uma cirujia de 40 grau

    ResponderExcluir
  43. Oi tenho escoliose 42 grsus , e uma dor que começa na escapula e desse ate o quadril , dando queimacao nos membros imferiores .
    Faço fisioterapia e nao alivia nada , suas dores eram parecidas ?? Obg

    ResponderExcluir
  44. Olá eu Rosangela, sou mãe da de uma adolescente q tem a escolioce descobrimos desde de os 11 pra 12anos fizermos vários tratamento e a um ano ela colocou o colete mas piorou de 24 grau foi pra 48 o especialista diz pra fazer a cirurgia quando foi no medico qfaz a cirurgia ele falou q ela não precisa fazer e diz q ela pode fazer de tudo sem limitação inclusive acadêmica e q a cirurgia não vai corrigir o corpo dela não, já t muito torto o corpo dela, o q vc min diria sobre o caso dela.

    ResponderExcluir
  45. E hoje ela vai fazer 15 anos em agosto e pesa 70 k e tem um metro e sesenta de altura, o q vc acha q eu posso fazer pra ajuda minha filha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real