O que levar para o hospital no dia da cirurgia.

Em uma postagem mais antiga eu falei sobre quais objetos pessoais levar e não levar para o hospital no dia da cirurgia. A publicação não era apenas sobre isso, então muita gente pode não lembrar do que eu escrevi. 
Esta postagem é específica com dicas e espero poder ajudar baseada na minha experiência e na experiência de pessoas que tive contato.

Roupas:
Sinceramente, no dia em que sua cirurgia estiver marcada, não adianta levar uma mala ou mochila cheia roupas. Você vai apenas com um roupão, touca, calcinha e pantufa descartável para o bloco cirúrgico. Eles tiram tudo, inclusive elásticos de prender os cabelos. 
Depois da cirurgia, você vai para a UTI (ou CTI), o tempo de estadia depende de como está indo sua recuperação. Eu fiquei dois dias na UTI. Minha menor preocupação era com qual cor de roupão eu estava vestida, eu queria mesmo era parar de sentir dor e conseguir respirar normalmente. Mesmo sem sentir dor forte na UTI não é permitido usar suas próprias roupas, pois são normas de qualquer hospital.
Eu coloquei minha própria roupa, e roupas íntimas apenas quando recebi alta e, mesmo assim, senti desconforto. No entanto, algumas pessoas ficam mais tempo internada e durante esse tempo usam suas próprias roupas. O que conta é o que médico te indicou, como está sendo sua recuperação no quarto e etc. Por isso, minhas dicas são: pijama de algodão, blusinhas mais soltas e leves, meia, pantufa.

Objetos Pessoais:
Na maioria dos hospitais há armários nos quartos, para cada paciente colocar seus objetos pessoais. Seria interessante levar sua escova de dente, pasta de dente, sabonete, xampu, condicionador e pente - Secador de cabelo é uma boa SOMENTE se você tiver ajuda. Não vá fazer esforço sozinha e se machucar|! O hospital pode até fornecer esses itens, mas sem dúvidas é melhor usar os produtos com os quais você está acostumada.


Leve um kit pequeno, porque afinal de contas você não vai passar "o resto da vida" no hospital. Organize isto antes de operar, e combine com um familiar ou amigo para que leve para você quando estiver no quarto.



Maquiagem e jóias:
Não tenho certeza se pode ou não usar maquiagem e jóias enquanto estiver internada. Eu não fui maquiada, nem com jóias. Pode ser que no quarto até possa.



Mas, por via das dúvidas, entre em contato com o hospital e com seu médico dias antes de operar e pergunte sobre as questões que você está com alguma dificuldade de entender. Vale ressaltar que cada hospital tem uma rotina e normas. Então, pode ser que alguma coisa daqui do meu estado e país, possa ser diferente do seu. 

Quando a data da cirurgia se aproxima, é normal ficar ansiosa, nervosa e confusa. Afinal de contas, não sabemos exatamente o que vai acontecer. Queremos ficar bem, mas vem aquele medo e atrapalha tudo. É normal. 
O mais importante no meio desse turbilhão de sentimentos, é focar no lado positivo. Mesmo que seja difícil, tente dormir bem nas noites anteriores à cirurgia. Fique na boa com as pessoas, organize suas atividades e ponha sua vida em dia. Porque depois de operar muda muita coisa! E o foco é a melhora e uma boa recuperação.
Lembre-se de que Deus está no controle de tudo. Tudo dará certo, esse é o meu desejo para você.



Abração e até o próximo post!

Comentários

  1. Eu uso mega her ,E amarrado com elasteque e o mega her e cabelo humano tem algum poblema ser operada de visicula com mega ?prq ja fis duas cirurgia e ñ presizou tirar o mega her.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não existe problema algum, apenas tu vai precisar cuidar os cabelos enquanto estiver no hospital porque fica bastante tempo deitada.

      Excluir
  2. Eu fiquei internada 6 dias e meu mega que era na queratina,teve muitos embaraços, entao resolvi até tirar. Verdadeiramente, precisa cuidar bem para não embaracar

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer cirugia no hospital dia , preciso levar alguma coisa???

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela informação útil!
    Para a minha cirurgia, levei de casa pijama, alguma roupa confortável e chinelos..
    Isto que levei de casa só foi útil depois da cirurgia (no pós-operatório).
    No internamento (umas tantas horas antes da cirurgia) a infermeira manda-te despir tudo e vestir uma bata descartável, pôr uma touca de papel e meter os pés descalços num par de plásticos azuis, que fazem suar imenso os pés (até porque os usas durante várias horas - antes da cirurgia e durante a cirurgia).
    Mesmo antes da entrada para o bloco operatório uma das enfermeiras que me acompanhou, levantou os meus lençóis e cheirou-me estes plásticos azuis que tinha á volta dos pés, explicando-me que era para verificar se eu tinha chulé. Nunca tinha sido cheirada dos pés e tenho de admitir que foi um pouco estranho estes minutos enquanto a senhora me estava a cheirar o plástico, mas provavelmente faz parte do protocolo de higiene.
    Depois da cirurgia, já fora do recobro podes te mudar para a roupa que trouxeste de casa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose