Sobre a vergonha de ter Escoliose

No postagem de hoje vou falar um assunto que já abordei em uma publicação anterior, no entanto, é um problema que sempre é válido por em questão, que é a vergonha que algumas pessoas sentem sobre ter escoliose.
E por que este assunto de novo? Porque é um assunto muito recorrente na vida de quem tem a doença. Eu estava lendo o blog "Barbie de Milwaukee" e me deparei com uma foto postada que me chamou bastante atenção: 


A menina "tortinha" de um lado e do outro duas meninas estão fazendo algum tipo de comentário sobre ela. Quem tem escoliose com certeza entendeu onde estou querendo chegar. Muitos de nós pelo menos uma vez na vida já sofreu algum um tipo de constrangimento, preconceito ou vergonha. Ficamos tristes e deprimidos por causa de comentários impensados ou maldosos feito por pessoas sem a mínima noção de que aquilo que estão fazendo magoa. Muitas vezes são pessoas próximas de nós, gente amamos e queremos bem.
Em grupos de escoliose que participo vejo que a maior queixa das meninas é sobre a questão estética. Elas se acham "feias", "corcundas" e "tortas". Muitas delas ouviram coisas ruins de outras pessoas e aceitaram isso como verdade!
O que eu vejo é que todas elas são lindas, e que a curva em suas colunas é apenas um detalhe. Sempre leio sobre alguém que fez comentários pejorativos, em relação a aparência da pessoa com escoliose. Uma grande parte dos portadores quer muito fazer a cirurgia ou alguma coisas para melhorar a estética, pois não suportam mais ser quem são.
Minha conclusão é até que ponto as pessoas terão de se esconder causa dessas pessoas, parentes, colegas, amigos e vizinhos que as olham e fazem comentários ruins sobre suas costas? Eu sei que muitas gente não tem conhecimento sobre o assunto, no entanto, isso não lhe dá o direito de magoar, ofender e criticar quem tem a doença, afinal ninguém escolhe ter esse problema! Infelizmente essa é a realidade da maioria
Sendo sincera, a maior parte da sociedade não está acostumada com o "diferente". Vemos isso com os homossexuais, os deficientes... Só que a realidade é que não existe diferente! Somos todos especiais, iguais e importantes! É nisso que eu acredito, e infelizmente na prática não é assim que acontece, a sociedade distribui tanto ódio!
Quero terminar dizendo que eu acredito somos guerreiras(os) por suportar a dor. Somos guerreiras(os) por suportar tantas adversidades. Diga a si mesma(o) eu tenho escoliose, e daí?! Ninguém é superior, ninguém é inferior, o que as pessoas falam é problema delas, nós somos únicos e especiais exatamente do nosso jeito . Vou me amar, vou me cuidar e fazer tudo que gosto, porque escoliose não me define! Ok?

Um grande abraço guerreiros e até o próximo post!






Comentários

  1. Infelizmente a vergonha, de ser portadora de Escoliose, ainda paira em mim. Apesar de tanto tempo convivendo. Tem dias que esqueço que sou torta, que tenho uma giba alta. Mas quando vou provar roupas, ou estar num ambiente mais social, minha auto estima cai muito. Ir pra praia ainda é um grande tabu. No verão usar blusinhas e vestidos de alcinha ainda é um grande salto pra mim. Mesmo ninguém falando nada me sinto incômodada. Tenho a impressão de que alguém a qualquer momento vai rir ou ficar olhando minhas costas e comentando com alguém. É difícil superar está etapa mas tenho muita fé que embreve vou vencer mais este desafio na minha vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto a mesma coisa !! Tem vez que a gente esquece que é torto ou corcunda. Um dia vamos vencer e voar feito pássaros !!!

      Excluir
    2. EU SOU HOMEM E TAMBÉM TENHO DEFICIÊNCIA NA COLUNA A ESCOLIOSE CONGÊNITA GRAVE E NEUROFIBROMATOSE

      Excluir
  2. Olá Vania, teu comentário complementou a postagem. O que tu disseste, é exatamente o sentimento de muitas pessoas com Escoliose. Abraço, Jeniffer.

    ResponderExcluir
  3. Tenho 18 anos e nasci com escoliose. Minha escoliose começou a desenvolver com 10 anos, com 12 eu ja era todo torto. Mesmo sendo torto, eu tentava viver normalmente, mas sempre vem alguns comentários um pouco desagradáveis !! com 14 anos uma pessoa chegou em mim e falou " eu acho que você nunca vai conseguir casar ", isso me jogou no chão!! perdi a vontade de viver a partir daí, mas depois de um tempo recuperei e coloquei na cabeça " É só fingi que você é normal " Aí eu botava o pé na rua e todos ficavam me olhando e comentando algo, ;alguns com cara de pena, outros meio zombando !!! E eu ia cada vez mais me isolando da sociedade.. cada vez que a escoliose aumenta, mais aumenta a dor física e a psicológica também. Eu tento parecer forte, fingir que não me afeta, mas toda noite eu choro no meu travesseiro querendo ter uma vida normal, onde eu possa sair sem chamar atenção, sem ser motivo de piada dos outros e comentários negativos. Na escola, eu sempre escutava " aquele menino corcunda " ou " olha a coluna daquele menino, é estranha" eu sei que muitos não fazem por mal, mas me afeta muito. Eu tentava me isolar das pessoas, mas algumas pessoas que gostavam de mim, não me deixavam ser isolado. Toda noite vem um desejo de se matar, mas eu penso nas pessoas que me amam; são poucas, mas tem algumas pessoa quem me amam de verdade !! Eu nunca namorei,pq eu sou inseguro com isso. Eu queria fazer a cirurgia, mas to esperando pelo SUS a mais ou menos 5 ou 6 anos, já até desisti. Infelizmente eu não tenho como pagar. Eu não gosto de sair de casa, eu nunca saio.. mais ou menos eu saio no terreiro, mas ja entro correndo e eu não gosto de viver assim. Quando eu estudava, o único lugar que ia era pra escola. Agora eu fico trancado em casa. Mas eu sei que um dia meu sonho vai se realizar e eu vou poder sair com meus amigos, ir pra igreja, namorar e até ter filhos !! Um recado pra quem também tem escoliose. Aguente mais um pouco, nossa hora vai chegar. Um dia vamos nos libertar dessa dor e vamos voar feito pássaros que se libertaram de um gaiola!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Willyan, impossível ler teu relato sem me emocionar, realmente as pessoas sabem nos destruir com as palavras. Mas nunca aceite uma sentença dessas. Você pode e vai realizar todos os seus sonhos. Deus tem um plano para tua vida, que é a tua felicidade, e Ele vai fazer de tudo para que esse plano se cumpra! Se precisar estou aqui. Desculpe a demora pra responder! Forte abraço querido. :)

      Excluir
    2. Olá Willyan, compartilho de seus sentimentos.

      Tomarei liberdade de tecer alguns conselhos.

      O primeiro está ligado com o "ficar trancado em casa".

      Meu amigo, [leia c tom de humor]se ja não tá fácil arrumar namorada, imagina preso em casa?

      Falando sério, não nos adianta ficar em casa! Não mesmo!!!

      Não é justo, aliás. Oras, que crimes cometemos? Nenhum!!!

      Quando conclui o ensino médio, la pelos idos de 2007, passei um ano sem fazer nada, as atividades eram parcas, fiz um cursinho de montagem e manutenção e, confesso, evitava ao máximo sair. Não me dava ao direito de desabafar. Enfrentei os meus maiores temores em silêncio.

      Para resumir: de 2008 a 2009 a vida foi uma só. Nada fazia. Pra lugar algum saia. 2010 chegou e eu decidi que já era hora de sacudir a poeira.

      Cá entre nós, meu pensamento era um só: ficaria "reto", ou morreria tentando. Cara, fiz umas loucuras ae por causa de crise existencial.

      Excluir
    3. A oportunidade de cirurgia surgiu rápido pq eu já realizava tratamento contínuo(minha escoliose se deu por ser sequela de outra cirurgia para retirar um tumor... câncer) mas as tentativas de correção nao deram certo. Acho que pequei nos meus pensamentos, sério. Em 2011 uma tentativa de corrigir a coluna deu errado. 2012 idem. 2013 e 2014 faria mais duas grandes cirurgias que eram, em tese, para dar qualidade de vida. Fato que a cirurgia de coluna não deu certo. Os médicos desistiram de realiza-lá.

      As dores aumentaram. O desconforto físico igualmente. O pulmão funciona pelas metades. Pernas têm inchado. Cara, vou te falar que as dores que sinto hoje são bem piores que as de 2008 que eu vivia preso.

      Excluir
    4. Em 2014 depois da última cirurgia, depois que o tratamento cirúrgico foi descartado, eu me vi a deriva igual no fim do ensino médio.

      Amigo, entenda, nos últimos anos a vida tinha sido turbulenta, os dias passaram de pressa. Mas, do meio do ano de 2014 em diante, percebi que eu estava a beira da loucura. Não tinha mais a rotina apertada de viagens e hospitais. Não tinha escola ou atividades. Namorada? Que era isso?
      No mesmo ano fiz a prova do Enem.

      No ano seguinte me matricule pelo ProUni em uma universidade particular, próximo a minha casa mesmo. Era a faculdade mais acessível a minha casa, não tendo carro eu temia desistir da faculdade se tivesse que ir de busão. Matriculei no turno da noite, pois eu sempre dormia tarde. Aliás, não dormia, estava literalmente pirando nas noites. Eu passa o dia absorto e a noite chovia pensamentos. Todos esses males de seu relato passavam pela cabeça. Os sentimentos eram os piores possíveis. Estressadissimo. Não dormia, delirava, via assombração, desenvolvi um temor de hospitais gigantesco. Estava frustrado c os fracassos cirúrgicos e com tudo que vi nos 5 anos seguidos de tratamento intenso, fora que os anos de acompanhamento "do tumor" ser desde 2000.

      Por isso, escolhi estudar no noturno, imaginava que ficaria cansado e dormiria ao chegar da faculdade.

      Cara, te falo, morri de medo. Mas fui. Encarei. Sabia que meus problemas podiam se agravar. E agravaram logo no primeiro ano de curso. Em casa eu variava entre não fazer nada deitado ou nada sentado. Mas na faculdade, dedicado a livros, passei mais tempo sentado, as pernas incharam, o abdômen inchou... desistir? Pensei...

      Mas lembrei de algo, meu amigo.
      Em 2012 um dos médicos disse que não realizando a cirurgia, não parando o desvio da forma que ele evoluía, no máximo em 3 ou 4 anos eu sofreria uma parada múltipla dos órgãos ou algo do tipo.

      Eu passei por mais 3 cirurgias depois dessa notícia e uma delas inclusive fez piorar o quadro.

      Depois de tudo isso, desistir não é opção!

      Eu lembro de sentir dores antes de ir pra faculdade. Eu sinto dores na faculdade. Sinto dores no estágio. Eu sinto dores o tempo todo. E aqui eu quero concluir o raciocínio, amigo, quando estava trancado em casa, eu sentia dores, ficar em casa nunca foi a resposta.

      A diferença está em como eu encaro a vida agora. É lógico que eu as vezes sinto agonias, tenho receios, evito de sair. Mas isso agora é mais estratégico. Não vou pra uma festa aos fds pq sei das minhas limitações. Se sair no fds talvez não fique bem durante a semana para as aulas. Então limito o sair não por receios, mas por poupar para questões q por hora são essências.

      Ficar sem sair não nos ajuda em absolutamente nada. Principalmente se ficar em casa remoendo os olhares, comentários, a demora e descaso do sus, pensando na dor o tempo todo. Ficar em casa não irá a escoliose.

      Permita fazer o pedido: vá passear, estudar, fazer cursos, curtir alguma festa, conhecer pessoas!

      Por gentileza, faça isso por você, faça pela Jennifer, faça por mim!

      Oras meu amigo, as pessoas nos apontam pq consideram-nos diferentes! Logo, quanto mais saímos, mais pessoas saberão sobre escoliose, maior a chance de que essas pessoas nos conheçam e deixem de fazer comentários vagos e indicados quando conhecerem outros portadores de escoliose.

      Desde que estou nessa lida de faculdade e estágio, muita coisa boa aconteceu, conheci pessoas maravilhosas. Cara, várias vezes as pessoas me param achando que me conhecem (sinto que tem sósia meu por aí) uma professora chegou a se emocionar achando q eu era um aluno dela de anos atrás.

      As crianças, elas perguntam "pq você é Assim?" - essa criança passa a conhecer e o"diferente" deixa de ser diferente para ela. Principalmente se dedicarmos um tempo para explicar.

      Excluir
    5. Há sorrisinhos e piadas também, mas isso é um problema alheio, não nosso, não podemos controlar a idiotice alheia hehehehe é como veneno de cobra, faz mal, se a gente deixar entrar nas veias.

      Tem mais, quanto mais gente nos conhece, mais gente tem para defender não só a nós como indivíduos, mas a alguem que porte a doença e seja agredido perto desse conhecido nosso. Entenda, acha que essa professora, ainda sem me conhecer, aceitaria que alguem me tratasse mal pelos meus problemas? Certamente que não. Ela ia lembrar do aluno dela, e como ela disse, ele era muito querido, certamente conquistou o bem querer dela e de seus colegas.

      Em O Pequeno Príncipe há uma frase que diz que: "o essencial é invisível aos olhos"- mostre ao mundo o seu essencial, de a ele toda sua essência e as pessoas verão além das aparências físicas. Ao menos as pessoas que sejam importantes.

      Pq as c preconceitos e más vontades não precisamos conviver e tão pouco tentar mudar a cabeça, para estas, podemos só apresentar a mão pesada da lei, se resolverem nos agredir pela deficiência ou coisa do tipo.

      Há muitas pessoas q não saem de seus lares por diversos motivos, amigo. E eu queria poder dizer a todas elas que o mundo é nosso, o planeta é de todos. Não podemos perde-lo enquanto aqui estamos.

      Não devemos esperar o Paraíso paraíso para buscar felicidade, a felicidade tem que ser alcançada aqui e agora, temos o direito e a obrigação de respirar enquanto for possível respirar e a cada ar, devemos buscar a elevação pessoal, ser melhor a cada dia para nós e para o outro.

      Meu amigo, quanto a namoradas, é uma parte realmente delicada, vivemos um mundo de aparência e não adianta por panos quentes nisso.

      Mas de uma coisa eu sei, não vai ser ficar parado em casa que vc vai descolar um casamento.

      Eu já até brinco que a escoliose é um filtro. Afasta logo as que tem preconceito e ficam só aquelas que têm algo bom a oferecer.

      Mude a tua sintonia, quanto mais alto astral for, maior a chance de encontrar alguma boa alma. Que queira ser feliz e fazer alguém feliz.

      Não estamos no mundo para sofrer. Estamos aqui para viver. Viver sim, inclui sofrer. Mas o pacote tem que ser maior de alegrias e os sofrimentos serão úteis apenas para aprendizado e crescimento pessoal.

      Sacode a poeira Willyan Bruno, e hora viver a vida, encarando de frente. É nossa missão tornar esse mundo melhor para nossos filhos e netos! :)

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Agradeço a gentileza Dayanny!
      Nós temos que buscar forças internamente. Não podemos para ante o preconceito alheio. As vezes até penso que em certos aspectos a deficiência acaba contribuindo para manter as pessoas de péssimo caráter longe. Infelizmente nem todos compreendem o mal que fazem com suas piadas ou comentários vagos, portanto, cabe a nós o trabalho interno, sejamos mais resilientes, sem aceitar o veneno alheio para ter uma vida mentalmente e espiritualmente saudável, não posso mudar a atitude alheia, ao menos não em tudo, mas posso ser cada dia mais forte internamente rejeitando as influencias negativas externas.

      Excluir
  4. Um método muito bom para tratar a escoliose é com RPG, reeducação postural Global, em fortaleza conheço a clínica da Valéria Silva, muito boa! tem um site http://www.valeriasilva.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é Karine tenho escoliose idiopática , descobri com 12 anos , na verdade foi minha tia a gente tava indo pra praia e ela percebeu que eu andava meio "torta" ligo pra minha mãe perguntando se ela tinha reparado que eu era torta , depois daquele dia minha vida mudou totalmente pelos meus próprios familiares ouvia piadas desagradáveis , tipo a torta acabo mais tem a Karine , pessoas imitando meu jeito de andar , quando brigava com meus irmãos eles me chingava de torta , sim eu me sinto chingava , fiz tratamento RPG , por uns 2 anos depois parei , fiz natação , mais parei também , agora tô com 15 anos , o que mais me doeu foi confiar né uma pessoa , contar pra ela sobre a doença e depois da a gente parar de se falar ela joga isso na minha cara me chamando de " ESCOLIOSENTA" sim isso foi o fim pra mim mais tudo bem vida que segue , sempre que alguém reparava que eu era torta eu mudava de assunto colocava a culpa na roupa ou que eu tava mancando e tals , Comecei a namorar é meu namorado tinha notado que eu era diferente mais eu não tinha coragem de contar pra ele até que um dia ele ouviu eu falando com a minha mãe e me perguntou o que eu tinha , fui e contei tudo pra ele , fomos atrás de um médico pra retorna a cuidar da escoliose , pronto aí vem o baque , o médico falo que minha escoliose já tá em 53° caso de cirurgia , pronto meu mundo caiu , só sei andar triste , chorar , vergonha de mim mesmo , do meu corpo , não quero mais me arrumar , tá sendo muito difícil guarda isso pra mim , mais entrego nas mãos de Deus ...

    ResponderExcluir
  6. Oi Karine tudo bem? Quero conversar contigo, me chama no whatsapp 51 982043384

    ResponderExcluir
  7. Sei exatamente como era isso, antes da cirurgia eu não usava um monte de roupa e quando eu era adolescente eu sofri muito, chorava quando queria vistir uma roupa e ela ficava feia.mais agora isso mudou! Graças a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha realidade também mudou, sinto que pra mim a cirurgia foi bem positiva, me sinto melhor agora

      Excluir
  8. Karine, descobri a pouco tempo que minha filha tem com escoliose, ela vai fazer 13 anos mês que vem e já está com 61 graus a cirurgia dela já foi marcada pro mês que vem,sei o que vc deve estar sentindo mas tenha fé em Deus que tudo vai dar certo.Um brande abraço fico na torcida por você também.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho escoliose, descobri aos 14 anos, se não me engano a minha é de 22 ou 25 graus, não precisa de cirurgia. Hj em dia tenho 20 anos, mas ainda sinto muita vergonha, se uso roupas coladas fica bem visível, tenho muita vergonha de usar biquíni, quando estou de costas dá de perceber mais ainda.. E o pior é q não tem cura pra isso, é difícil aceitar q vou ser torta o resto da minha vida. Eu vejo minhas amgs e todas elas são normais. E eu torta! Tenho tanto desgosto, minha autoestima fica lá embaixo por causa disso.. Nunca desabafei cm ninguém sobre isso, mas aí achei esse blog e resolvi flr, é bom conversar cm pessoas q passam pelas mesmas coisas q a gnt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, boa tarde... Eu sei bem como vc está se sentindo, pois eu também me senti assim, escrevi nesse post como eu me sentia a respeito... Volto a te dizer: "a realidade é que não existe diferente! Somos todos especiais, iguais e importantes! É nisto que eu acredito, e infelizmente na prática do dia-a-dia, não é assim que acontece. Mas pelo menos deveria acontecer. Ainda assim posso terminar dizendo: Somos guerreiras(os) por suportar a dor. Somos guerreiras(os) por suportar a escoliose. Somos todas guerreiras(os) da escoliose!
      Eu sei que talvez essas palvras não amenizem tua dor, mas quero te dizer que estou aberta para conversar sobre isso caso vc queira, é só pegar meu contato aqui no blog e entrar em contato comigo. Será um prazer te ajudar, nem que seja só para te ouvir.
      Fique bem e saiba que tu não és a única e que não estás sozinha nessa. Boa noite

      Excluir
  10. Oi gente linda. Eu não só tenho escoliose, mas tbm. lordosoe e cifose. Como é triste a gente sentir vergonha do nosso corpo. Sabem há poucos dias q descobri o porque q a cada ano fico + torta.Escutei 1 médico dizer que quem teve tuberculose a caixa toráxica fica com sequelas. Tinha 12 anos fiquei 6 meses no isolamento no H.Sta. Cruz pois antigamente o doente tinha q fixcar isolado pois era contagioso. hoje os tísicos fazem tratamento em casa. Recordo com tristeza quanta dor eu passei os meus braços eram só couro e osso, e fiz nas nadegas 427 injeções que viraram feridas. Fazia aplicações abaixo das axílas com agulha grossa aquilo ia furando a pele, nossa não sei como suportei sofrer assim. E o médico me virava pra lá, prá ca pois nos 2 pulmões ia aquele vapor pra curar e eu era novinha os ossos fracos ainda e foram ficando tortos. Assim estava escrito isto de ruim q tive q passar. Tenho 60 anos , e sinto vergonha até hoje de me olhar nas lojas experimentando blusas. Fazer o q né? Me aceitar assim. Agora aprendi para a gente se dizer que ta bonita pela manhã chegamos até o espelho já sorrindpo pegamos o pente sempre sorrindo nos penteamos e dizemos eu tou bonita...eu sou bonita o universo nos da a energia da gente reagir e se amar. Façam isso. Adoro todos vcs. que tem escolioso. Tbm. temos que aprender a ficarmos eretos quando caminharmos e a gente se curvar fica + feio ainda levante a cabeça olhe pro alto. Beijo á cada 1 de vcs. boa noite,

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelos seus comentários sem querer achei esse blog estava muito desanimada e triste por passar por essas situações...saber que não estou sozinha e ler opinões diferente me ajudou a ter forças pra tentar sim ser melhor e me tornar melhor ..embora ainda tenha muito receio com as roupas que visto e tenha passado recentemente por chacota de pessoas com muita infantilidade ,por meio dos comentários de vocês me sinto melhor ...novamente obrigada ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estamos sozinhas Rosangela, somos uma familia de grandes guerreiros

      Excluir
  12. Olá pessoal, tbm tenho escoliose, foi descoberta as 12 anos, perdi de ter muitos namorados por causa da minha coluna, minha auto estima é 0, tenho vergonha de algumas roupas, só uso roupa folgada pra tentar disfarçar, pq as pessoas quando percebem a escoliose olham sem desfarce, isso me incomoda tanto, quando eu era adolescente eu chorava muito, era revoltada com minha coluna, hj com 27 anos sou casada, tenho dois filhos que exigem muito de mim fisicamente e psicologicamente, meu marido tbm n entende minhas limitações e exigr tbm de mim coisas que sinto muita dor, tipo um peso, carregar o bebê o tempo inteiro, ele me acha fresca, e pra n mostrar fracasso acabo cedendo aos desejos dele, tenh um bebê de 13 kg que tenho que carregar, a noite sempre choro de dor, nunca consegui aceitar essa doença. Ultimamente tenho sentido dor além do normal e percebi que minha curvatura está aumentando, estou muito triste com isso, agora vou procurar um ortopedista pra fazer os exames pra medir minha curvatura atual pra ver a possibilidade da cirurgia. Eu entendo a dor e tristeza de todos aqui, eu estou a beira de uma depressão, eu queria ser normal, não gostaria de chamar atenção, não quero ser notada pela coluna torta, me odeio.

    ResponderExcluir
  13. Oi amigos também tenho escoliose descobri aos 12 anos tbm hoje tenho 24 anos e 69 grau de escoliose e quando eu estudava m chamava de tortinha e me emitavao a anda mais nem ligo mais eu até sair da escola por causa disso me sentia muito mau por isso hoje eu tenho 3 filho um de 6 um de 4 e uma bb de 1 ano e sou casada a 5 anos meu marido e lindo eu nunca pensei que alguém ia me quere asim me sentia com vergonha de ficar pelada pra ele e ele ri de mim cara até hoje e dificil ainda tenho vergonha mesmo que ele não fale nada mais as pesoas ri e fala como um cara bonito desse tá com uma torta e o pio eque nos não engorda e nem temos corpo somos que nem corpinho de criança

    ResponderExcluir
  14. Eu tanbem já nasci com escoliose hoje tenho 21 anos tem dia mesmo que choro escondido da minha mae pq ando torta nunca vou mi conforma tem hora até que sinto vontade de mi matar😭😭😭😭😭😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, converse comigo. Não precisa pensar assim. Estou aqui se precisar

      Excluir
    2. Vc não está sozinha. Aceite o convite da Jeniffer, converse com ela e/ou comigo, ou qualquer um de nós. Procure grupos no facebook, whattsapp, busque ajuda. Mas não se puna por ter escoliose, por favor, seja forte por nós e por vc mesma, ajude-nos a conscientizar do risco da escoliose e sobretudo a enfrentar os preconceitos. Nós precisamos de você!!!

      Excluir
  15. Oi gente , tenho escoliose, descobri com 15 anos, hoje tenho 23, estava perto de fazer a cirurgia quando perdi meu convênio e meu sonho acabou, pois sofro muito , tanto fisicamente como emocionalmente, meu sonho era use biquíni, tirar fotos, colocar uma roupa e me sentir bem, nem com roupas folgadas me sinto bem, já vi pessoa falando , tirando sarro de mim, e isso me dói muito, graças a Deus tenho um namorado que não se importa com isso, mais eu me importo e muito, as vezes fico tirando foto de mim só de calcinha , tentando achar um jeito de me ajeitar e ficar normal, mais não , olho as fotos e choro, meu caso e so cirurgia, mais preciso trabalhar, não posso parar para poder fazer a cirurgia e me cuidar, Meu sonho é ter uma cintura "normal".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, estou à disposição se tu quiser conversar ou precisar de alguma ajuda. Posso te dizer que já passei pelo mesmo problema que tu e, no fim, deu tudo certo. Apenas não desiste, viu?

      Excluir
  16. Olá pessoal, que legal encontrar esse blog e descobrir tantas pessoas que passam pelo que eu passei durante toda a minha vida, e de certa forma ainda passo, tenho 26 anos, nasci com escoliose e ela é bem acentuada, não posso fazer cirurgia pois acarreta em muitos danos para a minha saúde, a minha infância e adolescência inteira vivi com a esperança de fazer uma cirurgia que iria me colocar no lugar das pessoas "normais", bem isso não aconteceu, e nunca irá acontecer, tive que aceitar, este sou eu, quem eu sou, nasci assim e assim que vou ser sempre, quando aceitei isso tudo ficou mais fácil, claro que existe comentários de pessoas que ainda incomodam, mas sou uma pessoa normal, amo minha família e meus amigos e eles me amam, faço tudo que desejo fazer me relaciono e a cada dia sou presenteado pela vida e por Deus. Pessoal, viver é maravilhoso, a minha escoliose é maravilhosa, sou amado pelo ser humano que sou e nunca devo permitir que padrões sociais me definam. Um conselho, sejam felizes, autênticos e vivam da melhor maneira possível, muita gente irá lhe julgar, mais muitas outras iram te amar pelo que você é, vcs conquistarão tudo, vcs terão um ótimo emprego, construirão uma família, irão a praia e viverá feliz, basta aceitar quem vocês são e aproveitarem a vida, jamais tenham vergonha " se tiver, enfrente a" . Desejo tudo de bom de verdade, que Deus abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho 22 anos, também nasci com escoliose grave, tenho problemas respiratórios... minha aparência sempre me incomodou ,não me aceitava, mesmo eu ouvindo todos ao meu redor me elogiando, sempre me colocando pra cima, eu me olhava no espelho e começava a chorar por não tem um corpo bonito como minhas amigas. Mas sempre coloco um sorriso no rosto e tento não Deixar os comentários alheios me machucar, eles simplesmente são ignorantes... como não conseguia o benefício LOAS para pessoas especiais eu comecei a trabalhar, dando aula, e sempre de cabeça erguida.
    Hoje eu sou casada e tenho um marido que faz eu me sentir uma mulher incrível, "aceito" mais o meu corpo, vou pra festas, danço, ando de moto kkk.
    É só se aceitar.

    ResponderExcluir
  18. Olá tenho 13 anos, minha escoliose é idiopatica. Descobri por meio de parentes, ela já estava com 50° graus de um lado e 55° graus de outro das curvaturas. Perdi 3 chances de cirurgia ano passado 2018 no final do ano consegui a oportunidade de fazer a cirurgia pois já estava com 100° graus mais ou menos em cada. Hoje 2019 estou com mais ou menos 30 a 40 ° em cada. Ainda sim sinto muita vergonha de usar roupas apertadas ou que mostram a curvatura que é bemmmm acentuada. As vezes acho que nunca vou conseguir um namorado ou ter um futuro amoroso. Minha coluna vai ficar assim para sempre. Mas espero que seus casos consegam ter um conserto melhor

    ResponderExcluir
  19. Olá tenho 13 anos, minha escoliose é idiopatica. Descobri por meio de parentes, ela já estava com 50° graus de um lado e 55° graus de outro das curvaturas. Perdi 3 chances de cirurgia ano passado 2018 no final do ano consegui a oportunidade de fazer a cirurgia pois já estava com 100° graus mais ou menos em cada. Hoje 2019 estou com mais ou menos 30 a 40 ° em cada. Ainda sim sinto muita vergonha de usar roupas apertadas ou que mostram a curvatura que é bemmmm acentuada. As vezes acho que nunca vou conseguir um namorado ou ter um futuro amoroso. Minha coluna vai ficar assim para sempre. Mas espero que seus casos consegam ter um conserto melhor

    ResponderExcluir
  20. A 22 anos operei com 82 graus, ainda tenho 68 graus, casei, tenho filha e aprendi a conviver, não totalmente, mas cada dia é uma evolução.

    ResponderExcluir
  21. Amei muito esse blog acontece comigo com pessoas q comeu no meu prato dormiu na minha cama e mesmo assim apontou minha deficiência fiquei muito triste

    ResponderExcluir
  22. gente pq vcs não fazem um grupo do wats talvez,se vcs fizerem me coloca porfvor

    ResponderExcluir
  23. Como faço pra participar desses grupos de pessoas com escoliose?
    Tenho depressão desde os meus 18 anos, hoje estou com 34, e boa parte da tristeza e desesperança que sinto decorrem do fato de ter escoliose. Sofro muito pré-conceito, no trabalho, em cursos, andando na rua...
    As pessoas imitam o meu jeito de andar. Sou vítima de zombaria o tempo todo.
    E o pior, eu nunca soube lidar com isso. Nunca soube confrontar essas pessoas.
    Moro em São Paulo, o meu WhatsApp é 961363458
    Me chamo Adaís

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose