Tratamento CONSERVADOR de escoliose - Método SEAS

Há algum tempo tenho pesquisado e procurado saber mais sobre exercícios que tratam escoliose. É muito falado sobre natação, Pilates, RPG entre outros, há um senso comum de que estas atividades podem “curar” e/ou diminuir a curva escoliótica. De fato, essas atividades ajudam, são amplamente recomendadas por muitos médicos, mas ainda não há uma comprovação científica que prove a eficiência no tratamento da escoliose. Pouquíssimas pessoas sabem que existem exercícios Fisioterapêuticos que são específicos para escoliose, exercícios científicos, baseados em evidencias e anos de estudos e testes.
Apesar do blog e a página Menina de Titânio serem sobre minha experiência e serem sobre a experiência de outras pessoas com a escoliose, eu também gosto de basear meus posts em artigos científicos, e tento passar meu conhecimento adquirido com amigos especialistas e com meus estudos na faculdade de forma simples, com as palavras mais simples possíveis (me esforço para que sejam compreensíveis).
Portanto separei alguns tópicos para explicar sobre um dos métodos mais usados que está entre os comprovados cientificamente para tratar escoliose, o método SEAS. Tenho pesquisado e visto resultados ótimos nas pessoas que se tratam com os exercícios deste método e acredito que todos devem saber do que se trata e devem ter acesso a eles. Vamos lá!


1) O que é o método SEAS?
SEAS é uma sigla para “Scientific Exercises Approach to Scoliosis” / “Exercícios Científicos de Abordagem para Escoliose”. Tendo como objetivos terapêuticos, a fim de prevenir e reduzi-los no tratamento de escoliose de baixo grau e formas progressivas.
A SEAS originou-se há aproximadamente 30 anos, durante este período tem sido continuamente atualizada graças ao conhecimento e evidência científica do ISICO (Istituto Scientifico Italiano Colonna Vertebrale / Instituto Científico Italiano da Coluna Vertebral- Milão).
É importante compreender que, nos exercícios para escoliose evolutiva de modo algum substituir os uso do colete ortopédico, mas junto com o uso dele pode ajudá-lo a evitar os efeitos nocivos do colete, para aumentar a sua eficácia e para manter a coluna estável durante e após a remoção, também podendo evitar uma possível cirurgia.


2) Como é avaliação para o tratamento?
É realizada uma avaliação bem detalhada do paciente, da sua radiografia, são realizados diversos testes clínicos e da postura corporal, para identificar as limitações de cada pessoa, e a partir disso são determinados, quais serão os exercícios científicos realizados para o tratamento de cada um. O tratamento é individualizado, de acordo com a idade progressão da escoliose, grau da escoliose e seus testes clínicos.


3) Como funcionam os exercícios?
Os exercícios baseiam-se em uma forma ativa de auto-correção: isso significa que o paciente tem de atingir o máximo de correção que pode adquirir no momento da sua patologia em todos os três planos de deformação. Os exercícios são mudados regularmente e estão adaptados de acordo com as necessidades individuais.
São sessões de aprendizagem, inicialmente é realizada uma avaliação detalhada das radiografias, para verificar a angulação da escoliose por meio do ângulo de Cobb (que mostra em quantos graus está a escoliose) e da progressão da escoliose por meio do índice de Risser, medidas antropométricas e testes clínicos. Após a detalhada avaliação são realizados os primeiros exercícios da técnica, nestas sessões de aprendizagem, são realizadas fotos e vídeos que são entregues para o paciente, assim ele pode acompanhar seu caso. Esta primeira sessão tem a duração de 2 horas e meia a 3 horas.
É aconselhado mais uma sessão ou no dia seguinte (duração de 1h30) ou na mesma semana, para os pacientes que vêm de cidades distantes, para que o aprendizado seja ainda mais eficiente. Após estas sessões, os pacientes recebem uma cartilha de exercícios e filmagens, desta maneira poderão realizar o tratamento em centros de reabilitação (fisioterapeutas de suas cidades) ou fazer os exercícios de forma independente em casa. Dependendo do estágio do tratamento, é indicado o retorno das sessões presenciais de forma mensal, bimestral ou trimestral.



Alguns dos exercícios que são feitos
Esta forma de trabalho é realizada nos centros especializados espalhados por todo o mundo, desta maneira poderemos a abordagem SEAS poderá ajudar, melhorando e/ou prevenindo o desenvolvimento da escoliose. A abordagem SEAS, oferece a oportunidade de aprender uma metodologia a ser aplicada em casa, sem precisar ir sempre ao centro de referência para tratamento. Isto reduz significativamente os custos (R$), combinando a qualidade e o conforto (exercícios em casa).
No final do post colocarei o link de páginas e de profissionais que são especialistas neste método e futuramente farei uma lista com profissionais do Brasil inteiro.




4) Esse tal de método SEAS realmente funciona, tem como comprovar a veracidade dele?
Com base nos resultados pesquisadores ISICO – Milão, foi comprovado a eficácia do uso do protocolo de exercícios em comparação com pacientes que seguiram outros tratamentos (os resultados foram publicados na literatura científica internacional). Evidência científica tem mostrado que os exercícios são capazes de reduzir a utilização dos coletes ortopédicos e no caso de pacientes com dos coletes ortopédicos, assegurar a manutenção da correção alcançada.
Um Estudo Clínico Randomizado (de 2008) apresentaram melhora de curvatura em todos os pacientes tratados após seis meses; a exercícios também mostraram ser eficazes na redução da necessidade de prescrição de coletes ortopédicos e cirurgias. Outro estudo, a partir de 2008 se propôs a comparar o efeito de exercícios SEAS com programas de reabilitação “cuidados habituais” e confirmada a eficácia de exercícios em pacientes com escoliose, que está em um alto risco de progressão e que em comparação com exercícios não adaptados, um tratamento específico e personalizado (SEAS) pareceu ser mais eficaz.
Outros estudos corroboraram com a abordagem SEAS ao tratamento exercício escoliose concluindo que os exercícios SEAS e as órteses podem reduzir e, no caso de pacientes que se utilizam dos coletes ortopédicos, eles garantem a manutenção da correção obtida. Além disso, SEAS tem uma forte base de neurofisiológica moderna, para reduzir as alterações dos pacientes e possivelmente, os custos para as famílias ligadas à frequência e intensidade dos tratamentos e avaliações. Portanto, SEAS permite o tratamento de um grande número de pacientes vindo de longe. Além disso, exercícios podem ajudar a reduzir a perda de correção e ajudar no desmame do uso dos coletes ortopédicos nos pacientes com escoliose idiopática do adolescente. 





Por fim, há uma saudável discussão que a Fisioterapia não trata Escoliose, e sim Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose. Este post não tem como objetivo colocar por terra outros tipos de tratamentos e recomendações médicas que você receba! Mas sim mostrar para as pessoas que existem sim formas seguras e cientificamente comprovadas para tratar escoliose. Continue sim com seus tratamentos, porém procure por profissionais realmente empenhados em te passar um tratamento de qualidade.
Este post serve para dar uma esperança a quem possa estar desenganado por tentar tantas e tantas formas de tratar a escoliose e sente que parece que nada dá certo. Existe sim tratamento para escoliose e existem sim profissionais comprometidos em te ajudar. Não desista de procurar ajuda, não desista de cuidar da sua coluna. Você pode ter uma qualidade de vida melhor, você pode sim ser feliz independente da escoliose.

Não estamos sozinhos nessa, um abraço guerreiros e até o próximo post!



Fonte bibliográfica (Conteúdo autorizado pelo autor) :





Profissionais e clínicas especializadas:
1) Rodrigo Andrade Fisioterapeuta

2) Instituto Reab Campinas

3) L'equilibre Pilates - Salvador BH - Com fisioterapeuta Lúcio Marcus Sant'ana

4) Luciana Guimarães Fisioterapeuta:

5) Instituto Golden - Porto Alegre RS -  Com o Fisioterapeuta João Neto

Comentários

  1. Fazem nove meses que tenho um menino de Titaneo,Deus abençoe! 22 parafusos,medicos sesacionais!

    ResponderExcluir
  2. Olá. No Rio de Janeiro tem alguém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel tem sim, o Projeto Escoliose Brasil
      https://www.projetoescoliose.org/

      Excluir
  3. Em Fortaleza , esse tratamento também já está sendo oferecido.
    Através da Formação no Tratamento da Escoliose Baseada em Evidência do Prof. Rodrigo Andrade.
    https://www.facebook.com/pg/fisioweruskapinheiro/services/

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria muito que tivesse esse tratamento aqui em Sergipe, eu tenho escoliose avançada e não tenho condições de ir para outro estado pra fazer o tratamento, e tem muitas pessoas aqui em Sergipe que também necessita.

    ResponderExcluir
  5. Seria muito bom se vinhesse para Sergipe.

    ResponderExcluir
  6. Desejo ter infomacoes de local em Salvador que faça esse tratamento. Tenho muito interesse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose