7 dicas e cuidados para depois da cirurgia.

Pensei em escrever a respeito de alguns cuidados e dicas importantes que podemos tomar para ter um pós-cirúrgico mais tranquilo e sem estresses. Lembrando que é normal sentir medo antes e depois de operar, mas seguindo essas dicas algumas coisinhas podem se tornar mais simples.
Quero ressaltar apenas quero contribuir com informações que dizem respeito das coisas que eu vivenciei.
Segue abaixo:


1) Não tente fazer nada arriscado
É normal algumas pessoas sentirem uma certa impotência por estarem fracos e com dor da cirurgia. Mas lembre, você não precisa provar nada a ninguém! Relaxe, não ande pela casa ou pela rua sozinha, às vezes pode surgir uma tontura, uma fisgada forte de dor.
Evite levantar peso, fazer faxina e as demais tarefas de casa. Deixe isto para outra pessoa. Peça ajuda se for possível. Evite tarefas pesadas até que você esteja realmente bem e liberada pelo seu médico.






2) Fique longe da cozinha
Eu sei que alguns não dependem mais dos pais, já tem filhos, marido, uma rotina corrida e etc. Mas é sério, fique longe do fogão. Parece bobo, no entanto fazer esforços para cozinhar ou fazer qualquer outra coisa mais arriscada na cozinha, como lavar uma simples louça, pode ser extremamente perigoso. Seu corpo precisa de descanso para, principalmente, cicatrizar a cirurgia, solidificar os ossos. Peça ajuda a algum familiar ou amigo. Apenas tenha paciência.

3) Tenha uma alimentação equilibrada (e o mais saudável possível)
Você pode não concordar, mas uma alimentação adequada faz toda diferença numa recuperação da cirurgia de escoliose. No hospital, meu médico recomendou ingerir bastante proteínas porque elas juntamente com as vitaminas ajudam a ter uma boa cicatrização. Não preciso nem falar que tomar refrigerante está fora de questão né? Não é apenas uma crença popular, eles realmente enfraquecem os ossos. Sem contar os outros malefícios que ele traz (açúcar em excesso, corantes, conservantes).


O que fiz depois de operar foi procurar uma boa nutricionista, para que ela me indicasse qual a melhor dieta e o que devo fazer para ter uma alimentação que contribuísse para minha melhor recuperação pós-cirúrgica.

Dica: Converse com seu médico sobre os alimentos mais adequados para quem operou, e vale também procurar um bom nutricionista. 

4) Tome a medicação corretamente
Use adequadamente a medicação que o médico receitar para você tomar em casa (caso ele receite). Observe de forma correta os horários, a dose e para que finalidade você estará tomando. É bom ser prudente, afinal quanto mais você se cuida mais rápido melhora e as coisas se tornam fáceis. 


5) Cuidado no banho!
Cuidar para tomar banho nos primeiros dias depois da cirurgia é essencial. Tenha alguém de confiança por perto. Escorregar depois de operar não seria nada legal.
Até eu ficar mais firme e confiante, pedi que minha mãe me auxiliasse na hora de ir para o chuveiro. Eu sentia muita dor e dificuldade de movimentar braços e pernas, ela me ajudava com o que eu tinha dificuldade. Então cuide-se quando for tomar seu banho.

6) Conforto na hora de dormir
É de extrema importância o conforto na hora de dormir. No hospital fui aconselhada a usar um travesseiro entre as pernas para não "forçar" a coluna. Em casa a mesma coisa.
É muito confortável, ajuda a dormir melhor, aliviar a tensão das costas e quadris, também mantém a coluna alinhada. Até hoje uso o travesseiro, adquiri este hábito e recomendo.


7) Caminhe
Experimente começar a caminhar um pouco todos os dias. Logo depois da cirurgia temos ajuda dos fisioterapeutas para caminhar, levantar e movimentar os membros. Em casa não deve ser diferente. Peça que alguém te acompanhe caso não se sinta segura. Caminhe um pouco todos os dias. Não precisa ser por muito tempo. É bom movimentar o corpo depois de ficar tanto tempo deitada sentindo dor. Aos poucos você vai se sentindo melhor e mais confiante. 


Essas foram minhas dicas e cuidados de hoje. Lembrando que são apenas sugestões para quem deseja ter uma boa recuperação. Escrevo com base no que vivi, no que leio e nas sugestões médicas que recebo e recebi.

Grande abraço e até o próximo post!




Comentários

  1. Operei a 15 dias e confesso que estava com algumas duvidas...
    Obrigada por este post realmente vai ajudar bastante!!!

    ResponderExcluir
  2. De nada Livia, fico feliz em poder ajudar. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Bem bacana as dicas .. Realmente eu acredito que todo cuidado é pouco depois da operação.Digo porquê operei a 7 anos e fiz algumas coisas das quais minha mãe queria me matar haha mas tô viva isso que importa haha Beijos querida!

    http://escolidivas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeniffer. Tenho escoliose e tenho o sonho de fazer a cirurgia de correção. Eu queria saber em que estado você fez a cirurgia, valor, se o plano cobre, pq eu não tenho condições e queria saber por volta de quanto custa.

      Excluir
  4. Boa tarde Taynara, peço desculpas pela demora. Fiz a cirurgia em Porto Alegre - RS. Na época fiz pelo plano da Amil, que cobriu todo procedimento e dias que fiquei internada no hospital. Espero que você realize seu sonho, e vai realizar se Deus quiser! Forte abraço querida!

    ResponderExcluir
  5. Pode levar celular ficar com ele no caso vou operar no SUS pela segunda vez por minha coluna não aceitar os parafusos e ta intortando novamente em fim eu não sei o que levar e como minha mae mae nao sabe ler e escrever e atender o celular eu tenho que esta com o celular na ultima vez que eu operer fiquei no quarto com um leito só porem eu nao sei agora por que cada quarto tem 2 leitos e um com 1 leito nao sei qual vou ficar espero poder me ajudar obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose