Benefícios do Pilates depois da cirurgia de escoliose

Sempre há um debate sobre o que pode ou não pode fazer depois da cirurgia de escoliose. Algumas pessoas recomendam alguns exercícios e outras já são contra algumas práticas esportivas... Sempre haverá uma discussão em cima deste assunto, porque cada um quer defender sua ideia do que é melhor para a coluna quando se opera ela.
Eu não estou aqui para defender nenhuma teoria, nos meus posts anteriores eu mostrei quais tipos de atividades eu fazia que eram recomendadas pelo meu médico para o "meu" caso. Sempre saliento que cada caso é um caso, portanto não podemos impor o que é melhor para uma pessoa, porque o que é melhor para você pode não ser o melhor para ela. O que podemos sim é aconselhar alguém a praticar algo que seja bom, não forçar!
Dito isso, quero falar aqui sobre os benefícios do Pilates depois da cirurgia na coluna, como uma dica e conselho para quem está pensando em fazê-lo. Por dois meses eu fiz Pilates numa academia perto de casa, acompanhada de uma Fisioterapeuta maravilhosa, a patrícia alves (recomendo)! O Pilates consiste em  um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.¹ 


As atividades de Pilates que eu fazia consistia em exercícios que trabalhavam o abdômen para proteger a coluna, minha fisio trabalhava comigo vários tipos de exercícios que me trouxeram benefícios incríveis a curto prazo, pude perceber que minha forma de respirar melhorou, tive mais facilidade para dormir e também as dores que sentia depois da cirurgia sumiram. Também melhorou minha flexibilidade e disposição. Antes do Pilates eu fazia aquecimento na bicicleta ou transport e depois a fisio fazia massagens para que eu voltasse a ter sensibilidade nas minhas costas, que eu havia perdido por causa do corte da cirurgia... Minha saúde melhorou em vários aspectos.
Enfim, o que mais posso dizer sobre o Pilates é que por experiência própria eu super recomendo! Há diversos outros benefícios que essa atividade pode proporcionar e se você está pensando em fazer e tem recomendação médica, faça! Vale muito a pena.
Apenas não saia fazendo qualquer atividade física sem supervisão alguma de um profissional, seja fisioterapeuta ou educador físico, também procure alguém que seja competente e de confiança. Não faça algo só porque alguém diz que é bom e faz, cuide bem dessa coluninha, a cirurgia deu uma nova perspectiva de vida então cuide bem dela!

Até o próximo post!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose