Colete Milwaukee - Perguntas e Respostas

Estive pensando em tornar mais amplo os assuntos das postagens do Menina de Titânio. Decidi que seria bom falar também sobre o colete Milwaukee, tema debatido em vários grupos de escoliose e  que gera muitas perguntas a respeito. 
Para isso pesquisei em alguns artigos e fiz uma breve entrevista com uma amiga que mora no mesmo estado que eu (Rio Grande do Sul - Brasil). A Eduarda Felipeto, ela usa o colete e tem um canal show de bola no youtube , o "Duda Tube" (deixarei o link de acesso no final do post), onde ela fala sobre o dia-a-dia com seu colete o Teddy, entre outros assuntos.
Elaborei cinco perguntas baseadas numa pesquisa de opiniões que fiz na página As Meninas da Coluna Torta, e entrevistei a Duda, também usei um artigo científico para responder uma delas. Então segue abaixo as questões:


1ª pergunta - Quais são as coisas que você sente mais dificuldade em fazer usando o colete?
"Duda: Bom, a coisa que eu mais sinto dificuldade usando o colete é atar os tênis, botar os tênis, então sempre costumo colocar o tênis e depois pôr o colete, e também na sala antes de usar eu gostava de deitar na classe a cabeça hahaha e agora não dá mais, mas tirando isso, o colete é uma ótima companhia."

2ª pergunta - Por que você precisa usar o colete? (Por causa da escoliose óbvio, mas tenta explicar o que teu médico disse).
Duda:: "Eu na verdade, já precisaria ir direto para a cirurgia, mas como to em fase de crescimento meu médico disse que é melhor usar o colete, pois depois da cirurgia poderia afetar o pulmão e o coração, além da escoliose também tenho cifose, lordose e quadril torto."

3ª Pergunta - Como você se sente usando o colete? Sente vergonha? Ou é natural?
Duda: "Eu me sinto muito bem, as pessoas acham que eu me incomodo, que ele me enforca, mas não...eu gosto muito dele porque ele me deixa reta e elegante, e em questão de vergonha, eu não tenho, amo que as pessoas me olhem bastante se perguntando oque eu tenho, ou de responder as perguntas daquelas que não tem vergonha de me pedir oque tenho, me sinto médica hahahha inclusive amanhã dia 05/05 faz 1 ano que estou usando ele."

4ª pergunta - Quando é o momento de usar o colete?
Resposta retirada do artigo O COLETE DE MILWAUKEE COMO TRATAMENTO PARA ESCOLIOSE IDIOPÁTICA'
"A indicação do uso deste colete surge em curvaturas de 20 a 40 graus, e não se deve empregar em crianças com menos de 4 anos. Em uma escoliose com angulação de 40 a 60 graus, o uso deste colete é prescrito caso o paciente não aceite realizar a cirurgia, ou no caso de impossibilidade de realização desta. Em anulações superiores a 60 graus, não há eficácia no uso do colete, sendo a cirurgia indicada (Wong, 1998). O colete deve ser usado 23 horas por dia; há uma hora para a realização de exercícios e higiene. O tempo de uso, em anos, depende da regressão da curvatura. A retirada definitiva do colete deve ser gradativa, até que o emprego da órtese seja somente no período noturno, até o amadurecimento do esqueleto. Nas fases iniciais da escoliose idiopática, a correção da curva flexível é muito boa, permitindo ao paciente a maturação esquelética com curva corrigida ou, pelo menos, não agravada, compatível com a função normal e com a boa aparência... Os autores concluem que o colete de Milwaukee é mais eficiente em curvas entre 25º e 40º. Um terço dos pacientes com curvaturas superiores a 30º foi submetido à cirurgia."

5ª pergunta - Algum dia você sofreu algum tipo de preconceito? Se sim, como reagiu a isso? O que você diria aos meninos e meninas que usam o colete e sofrem bullying e preconceito diariamente?
Duda: "Nunca sofri nenhum tipo de preconceito, meus amigos me chamam de homem de ferro, robozinha mas não considero isso bullying até porque eu sei que é com carinho que eles me chamam assim, mas meninos e meninas que sofrem preconceito, ignorem, e pensem que no final voces vão tirar e vão ficar com a coluna perfeita."


Comentei com a Duda que achei suas respostas bem positivas Espero que este post possa ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas As respostas são baseada nas atividades e rotinas do dia-a-dia de uma menina que assim como muitas outras usa o colete e tem suas dificuldades, mas também procura ver o lado positivo e favorável de tudo isso.

Até o próximo post!


Links de acesso:


Artigo - O COLETE DE MILWAUKEE COMO TRATAMENTO PARA A ESCOLIOSE IDIOPÁTICA: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose