A desigualdade no acesso ao tratamento da escoliose

Créditos da imagem: Instagram @drcellini

No Brasil, tratar a escoliose de forma correta é um privilégio. Mas, não um privilégio de todos. É uma honra e um sacrifício manter um plano de saúde. Nesse sentido, circulam muitos boatos sem fundamento sobre o assunto, que alimentam o senso comum e a desinformação das pessoas mais humildes. A culpa, no entanto, não é dessas pessoas. Diria eu, que a culpa é de um sistema geral.
Mas como falar do Sistema? Como falar de políticas públicas, direitos sociais e acesso à informação sem ser taxada de repetitiva?  O que fazer quando os hospitais não recebem verbas para cobrir as cirurgias de pessoas com escoliose extremamente severa e que estão há anos na fila do SUS? O que fazer quanto o tratamento fisioterapêutico não está ao alcance espacial e financeiro de quem mais precisa? É complicado viver em um país onde o lucro vem à frente do sentimento das pessoas. 
A questão, também, não é sair pedindo dinheiro. Isso, sem dúvidas, ajuda. No entanto, a questão da escoliose começa por compartilhar informações corretas de páginas confiáveis, de profissionais confiáveis e de blogs confiáveis, que não queiram se aproveitar da fragilidade das pessoas. Pesquise, duvide. Busque por outras opiniões. Reflita, assim como eu, sobre o seu papel em meio a esse sistema tão injusto.
Apenas não se canse de tentar conseguir a ajuda de que tanto precisa. Lembre-se: ESTAMOS JUNTOS NESSA CAUSA. Não desista.



Jeniffer Silva - Menina de Titânio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose