Relato Escoliose - Isabella Vicente

A história de hoje é da guerreira Isabella Vicente. Ela tem 15 anos e mandou o relato sobre a cirurgia dela. Segue abaixo:

A Isa operou com 13 anos em Mogi Mirim - SP, com o médico André Frazão.


"Tudo ia normal como sempre, até algumas coisas começarem acontecer. Eu me olhava no espelho e notava algo de diferente em mim em comparação às outras pessoas, mas nada tão grave. Então, não liguei muito. Até eu começar a ouvir alguns comentários do tipo: - Você é torta. - Arruma essa postura. - Será que você tá carregando a bolsa só de um lado? - Isabella, fica reta! 



Reta? Como? Eu me perguntava... Eu estava normal. E assim se passou, até o dia em que eu fui à praia com minha família, com o biquíni. Eles perceberam que eu estava torta e ali já era bem notável. Quando voltamos da praia minha mãe me levou a um médico. Eu tinha 13 anos e descobri que tinha escoliose. Nunca tinha ouvido falar! Eu fiz um raio-x e eu estava realmente muito torta já e o colete não resolveria mais pra mim. Eu poderia até tentar, mas não era nem 10% de certeza que iria resolver. Então, minha mãe resolveu optar pela cirurgia antes que fosse muito tarde. O médico comentou todos os riscos da cirurgia e como ela seria feita, é uma cirurgia de muito risco. mas era pegar ou largar. 


Ele indicou vários grupos de escoliose no Facebook para a gente e lá minha mãe conseguiu se acalmar mais conversando com quem já passou por isso. Por incrível que pareça eu estava tranquila. Todo mundo desesperado e orando pra eu não precisar passar pela cirurgia. Sei que Deus pode fazer o impossível, mas sabe o que eu senti? Que era necessário eu passar pela cirurgia e que ficaria tudo bem eu sentia isso, então ficava tranquila. Depois de mais ou menos uns 3 meses eu estava indo fazer a cirurgia. 


Entrei no hospital uma enfermeira levou eu e meus pais em uma salinha. Lá ela tirou meu sangue, me deu a roupa que eu teria que usar e também me deu calmamente... Eu pedia para o meu pai tirar foto minha, apertava os botões da cama. Minha mãe foi falar com a enfermeira e ela disse que era normal em algumas pessoas o calmante fazer efeito contrário. Mas enfim, eu lembro de estar deitada em uma cama e me levarem pro centro cirúrgico. Lá meus pais não podiam entrar, então eu fui, e muito confiante. Eu estava tão tranquila sem medo algum parece que Deus colocou tranquilidade no meu coração, foi incrível. 


Eu lembro de estar em uma sala cheia de tubos, ferramentas, cheia de gente, e eles me colocando na mesa e foi aí que eu apaguei com a anestesia que me deram. De repente acordei na UTI com uma das enfermeiras me chamando. Vi um pouco meus pais. Eles conversaram comigo e depois já saíram. Naquela noite, eu tive um mal-estar por conta da anestesia, o que é super normal. Depois eu fui para o quarto e fiquei lá por 1 semana. Algumas vezes eu sentia dores mais fortes. Então, eu avisava a enfermeira, ela me dava remédio e logo passava. São vários remédios então acabou que nem tive dores muito fortes. Quando fui andar pela primeira vez com a ajuda da fisioterapeuta parecia que eu não ia conseguir. Era um peso tão grande, mas ela me ajudou e eu consegui, é como se fosse andar pela primeira vez... 


Minha cirurgia durou 8 horas, tomei 4 bolsas de sangue, os médicos disseram que foi tudo perfeito na hora de fazer minha cirurgia não houve nada de errado, não tive nenhuma tontura nem desmaio. Fui pra casa, eu me recuperei super bem. Inclusive minha mãe tinha que puxar minha orelha várias vezes por eu ficar andando sem ela perto, dançando e etc - (não façam isso). Mas, graças a Deus, deu tudo certo e depois de 15 dias eu estava muito bem recuperada, tomando banho sem ajuda, andando bem melhor. Tenham paciência na recuperação, é muito importante. Fiz um pouco de fisioterapia depois também. 


Sobre a cicatriz que ficou em mim? No começo eu queria não mostrar pra ninguém, mas ao longo do tempo aprendi a amar ela e hoje ela é meu xodó inclusive uso roupas que façam ela aparecer. Eu aprendi muitas coisas, aprendi a amar os 22 parafusos que vão estar pra sempre comigo! Eu amei tudo isso e passaria por isso de novo porque eu vi que, com o que eu passei, ajudei muitas pessoas e ainda vou ajudar mais e isso é o que me faz feliz: Fazer novas amizades, acalmar as pessoas, e também passaria por tudo de novo porque Deus cuidou de mim em todos os detalhes e ele não falha. Eu sei o que é olhar no espelho vestir uma roupa colada no corpo e não se sentir bem porque está ‘torta’. Eu passei por isso, eu passei odiando o meu corpo e aprendi a amar, eu sei o que é tentar esconder a cicatriz eu te entendo, mas você precisa se aceitar do jeito que é. Você é diferente e isso te faz mais linda ainda! 











Eu aprendi a amar minhas curvas, meus parafusos, minha cicatriz, eu amo tudo isso, é só questão de aceitar que não importa o que seja. Você é maravilhosa e ninguém pode te dizer ao contrário. Se precisar conversar é só me chamar, tenho vários conselhos e dicas. 



Espalhem sobre a escoliose, assim como eu não sabia que existia várias pessoas também podem não saber, vamos ficar atentos. 


Se ame do jeito que você é! Você é linda(o). Vai passar! Tudo tem um propósito se você é assim ou passou por isso tem um por que. Tenha fé acima de tudo. Você vai conseguir."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose