3 lições que aprendi com a escoliose

Eu estava pelo Instagram vendo algumas postagens aqui e ali, até que me deparei com um post que o Projeto Escoliose Brasil compartilhou, era sobre uma menina que escreveu um artigo muito inspirador sobre "Os Lados Positivos da Escoliose". Ela conta quais coisas positivas ela encontrou sobre ter este problema e eu achei isso super interessante!
Algumas pessoas podem pensar: "NÃO EXISTE NADA DE POSITIVO EM TER ESCOLIOSE!". Eu discordo. Ao ler o texto daquela menina eu refleti em tudo o que EU passei e pensei sobre várias coisas boas e até mesmo algumas lições que aprendi sobre ter descoberto que tinha escoliose. Alguns podem me achar maluca, mas decidi listar aqui no blog pelo menos 3 lições que aprendi sendo portadora de escoliose, e vou contar quais são:

1ª Coisa: Amigo é aquele que não somente está contigo na alegria, mas sobretudo na dor!
Aprendi esta lição da forma mais difícil possível! Quando estive no hospital passei muito tempo sozinha. Meus familiares trabalhavam e dependiam de seus empregos, então eu recebia visitas curtas apenas nos horários designados, isso era previsto, é normal. Porém eu me questionava sobre onde estavam todos aqueles meus amigos de festinhas, encontros, passeios...? Muitos prometeram estar comigo. Nenhum deles apareceu! Logo quando eu mais precisei, quando passei noites sentindo tanta dor que só a morfina aliviava. 
O que me surpreendeu foi que um amigo, aquele que eu nem pensei que ligasse, apareceu! o Matheus, meu grande amigo da época de escola. Ele fez eu me divertir naquele dia, rimos muito e eu nem podia me rir tanto assim, mas ele me fez bem naquela tarde em que foi me ver.
Em casa, algumas pessoas que eu também nem esperava apareceram... Resumo? Nas horas mais difíceis é que vemos quem realmente nos ama e nos quer bem de verdade! Talvez pareça clichê, mas eu aprendi isso somente quando passei por um momento de dor... Hoje valorizo ainda mais cada uma dessas pessoas que se importaram e permaneceram na minha vida mesmo eu não tendo naquele momento nada de bom para lhes oferecer!

2ª Lição: Ame seu corpo! Não importa o que os outros dizem!

Eu já postei aqui no blog, um texto falando sobre como eu me sentia sobre ter escoliose. Era horrível... Então, há pouco tempo atrás eu entrei em consenso com meus pensamentos a respeito de mim mesma!  
As pessoas sempre vão falar! Elas falam de quem é linda, falam de quem é feia, falam de quem é gorda, de quem é magra, isso nunca terá fim, ponto! Eu decidi não vou continuar me odiando só por causa do que essas pessoas dizem, isso só diz respeito ao caráter delas (nesse caso a falta dele!).




Sou tortinha mesmo, tenho escoliose sim! Minha cintura é um pouco desalinhada, minhas costas possuem uma corcunda, e daí?? Sou uma pessoa como todas as outras. A escoliose me fez conhecer mais sobre meu corpo, ela me fez cuidar melhor da minha saúde e por causa disso sei reconhecer quando algo não vai bem. Eu decidi viver e viver feliz com ou sem as pessoas falando de mim, e vivo mais tranquila do que quando me importava com a opinião alheia. Amor próprio é libertador!


3ª lição: A escoliose me tornou uma pessoa mais empática.

Confesso que eu costumava ser muito egoísta, afinal sou filha única, sempre tive tudo para mim. Porém quando entrei nos grupos de escoliose no Facebook e fui vendo milhares de histórias, conversei e conheci ezenas de pessoas passei a enxergar a vida de uma forma diferente... 
Existem nesse momento pessoas sofrendo, muitas não possuem condições para tratar a coluna. Pessoas  que enfrentam anos a fila do SUS para poderem operar a escoliose e terem uma vida melhor. Pessoas perdem a capacidade respiratória porque a escoliose afetou os pulmões. Pessoas morrem, como já aconteceu. Pessoas ficam com sequelas... 
Quem sou eu para reclamar da vida que tenho? Eu tenho tudo de que preciso graças a Deus. E o que eu posso fazer a não ser tentar ajudar de alguma forma estas pessoas? É impossível ver tantos casos de escoliose e não se sentir tocado de alguma forma. Eu não digo que todos devem abraçar esta causa como eu, mas quem tem algum sentimento sem dúvidas se mobilizará para tentar fazer alguma diferença! Hoje eu enxergo a vida de modo diferente, e tento sentir o que as pessoas estão vivendo, não porque gosto de "sofrer" mas sim porque a escoliose me ensinou a ser mais empática com a dor dos outros.

Essa lições que aprendi com a escoliose com certeza mudaram meu mundo e minha forma de enxergar a vida. Digo que cada pessoa é um mundo, cada uma tem um universo dentro de si. Cada pessoa que passa em nossas vidas está passando por algum tipo de batalha, só ela compreende a complexidade de seus conflitos. Portanto sejamos gentis com todos, sempre!

Posso dizer que existem sim coisa boas sobre ter este problema... Como eu já postei na minha página: " A vida não é sobre esperar a tempestade passar, mas sim aprender a dançar sob a chuva."

Um abraço e até o próximo post!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose