Cirurgia de escoliose, preciso fazer e agora?

Para alguns receber a notícia de que vai ser preciso passar pela cirurgia de escoliose pode ser algo muito feliz, talvez uma das notícias mais aguardadas pela pessoa e por sua família. Por outro lado, para outros ter essa notícia pode parecer muito assustador, algo extremamente temível! Existem dois lados da mesma moeda, existem esses dois tipos de pessoas. Hoje, quero falar àquelas que precisam passar pela cirurgia, no entanto estão "morrendo de medo" só de pensar nisso.
Em primeiro lugar, gostaria de desmistificar alguns boatos que seguem pelos grupos e pela internet. O primeiro boato é de que a cirurgia é algo terrível e que você vai sentir uma dor "tão horrorosa a ponto de não conseguir suportar"! A dor é algo muito relativo, ela varia muito de pessoa para pessoa. Alguns são mais sensíveis, não suportam sentir nenhum tipo de dor, nem mesmo uma cólica. Por outro lado existem pessoas muito resistentes e a dor para elas já não é algo tão difícil assim de lidar.
Então, não vá para cirurgia se baseando na dor e experiência dos outros! É lógico que saber como foi a cirurgia e recuperação das outras pessoas vai te ajudar bastante, nem que seja para criar alguma coragem. Sendo assim, não VÁ SENTINDO MEDO DA DOR, você ainda nem passou pela cirurgia, cada experiência é única e você é diferente.
Em segundo lugar, muito se fala que quando se faz uma cirurgia na coluna a "sua vida nunca mais volta ao normal", ou "você nunca mais vai ser a mesma pessoa", isso é boato! Cada pessoa tem resultados diferentes com a cirurgia, cada organismo é diferente, cada corpo é DIFERENTE, VOCÊ NÃO É OS OUTROS e o que dizem sobre a cirurgia não pode definir como realmente será sua recuperação! São diversos fatores que definem como vai ser sua vida depois de operar, é como eu sempre digo: NUNCA ACREDITE EM TUDO O QUE ESTÁ NA INTERNET!
Por fim gostaria de salientar que a opinião de um bom profissional deve sempre vir em primeiro lugar quando se trata de cirurgia de escoliose. Você deve priorizar muito mais a opinião de alguém que entende do assunto. Sempre digo que as postagens do blog são meramente informativas e relatam histórias... Pessoas em grupos querem ajudar, porém você não deve levar em conta ou ao pé da letra exatamente tudo o que dizem. Sempre que possível fale com um especialista. Se informe em fontes confiáveis.
Acredito que cada cirurgia é única, cada experiência é singular, para cada pessoa passar por este momento é algo significativo e tem um valor diferente. Não se assuste com tudo o que você lê ou com tudo o que as pessoas dizem sobre a artrodese de coluna. Vá confiante de que tudo vai dar certo, viva esse momento. 
Eu espero que você que está lendo este post fique tranquilo. Esse momento na vida é algo que pode trazer muita ansiedade e medos, isso é normal, afinal somos humanos! Quero te dizer para não se deixar abalar pela negatividade. Você precisa passar por isso agora, mas lembre que é apenas um momento. Se vai doer, se vai ser difícil ou não é só passando por isso para você descobrir, mas saiba que nunca estará sozinho nessa e que você não é o único a se sentir assim (com medo). Meus melhores desejos e uma ótima recuperação.



Vai ficar tudo bem 💕

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose