Quando a escoliose parece mais forte que eu

Me perguntam como está minha vida hoje, como vivo depois de tantos anos operada. Digo que estou bem,  que vivo uma vida quase normal e que deu tudo certo. A verdade é que deu tudo certo mesmo, a pior dificuldade passou. Mas e quando parece que a escoliose é mais forte que eu? Sim, acredite, tem dias que eu sinto isso. Em alguns dias eu sinto muita dor, uma dor forte que me deixa pra baixo. Tem dias em que me sinto triste por ver tantas pessoas que eu gosto sofrerem com a escoliose, inclusive pessoas da minha família.

Engana-se quem pensa que após a cirurgia tudo é flores e comemoração. As dificuldades não acabam quando o médico nos dá alta. A vida segue normal com todas as atividades, estudos, trabalho, relacionamentos. Tudo volta ao seu lugar. As pessoas não operadas, as que vivem no impasse do tratamento conservador já sentiram que a escoliose é maior que elas. Todos nós, operados ou não, nos sentimos assim pelo menos alguma vez na vida.

Não existe uma receita para lidar com tudo o que vem junto com a escoliose, ninguém pode dizer que ela é simples. Apenas nós compreendemos tudo o que acontece com nosso corpo, as mudanças físicas, as limitações do dia-a-dia, o preconceito muitas vezes... E o que fazer? Como lidar com isso? Eu não sei explicar. Não tenho uma fórmula. Quem dera eu pudesse arrancar de mim e das pessoas que amo essa dor física, esse sentimento de impotência diante dessa curva em nossas colunas.

A única coisa que posso dizer é que acredito na força que existe em cada um de nós. Acordamos todos os dias e seguimos em frente, mesmo muitas vezes nos sentindo impotentes (e com muita dor), em alguns casos sofrendo preconceito. É nisso que creio, nessa garra que temos ao insistir que amanhã vai ser melhor, que vai dar tudo certo! Só pelo fato de você estar lendo esse texto já demonstra que você não fracassou, que você está tentando lidar. Então, continue fazendo isso, continue tentando, não pare agora, vai melhorar um dia, mais vai. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose