Cirurgia de escoliose dói?

A cirurgia de escoliose dói? Essa é uma da perguntas que eu mais recebo e ela não precisa de nenhum artigo científico para ser respondida. Então, Vamos direito ao ponto.


Arte por (@bluevrasta_art) - Instagram

Qualquer cirurgia que envolva um grande corte pode causar dor em maior ou menor intensidade. Então sim, a cirurgia de correção da escoliose dói. A questão é: A DOR NÃO É A MESMA PARA TODO MUNDO. Tenho muitos amigos que passaram por esse procedimento e todos eles me falam coisas diferentes. Para mim, por exemplo, as duas primeiras semanas de recuperação foram de dores intensas. Agora, tenho amigas que relataram sentir apenas um desconforto após a cirurgia, outras disseram sentir dores suportáveis e algumas outras relataram sentir dores fracas. 
Vale lembrar que esse procedimento é feito sob anestesia geral, então, você estará completamente sedado e não verá nada. Portanto, não se apavore, nem se martirize imaginando que vai sofrer horrores depois da cirurgia, porque nem todo mundo percebe e sente a dor da mesma maneira. O estado emocional também contribui para percepção e "enfrentamento" da dor. Além disso, no hospital, há uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos sempre por perto monitorando a dor e o andamento da recuperação. Você não vai passar por isso sozinho(a), fique em paz. 
Lembre-se sempre: a experiência dos outros serve para te ajudar, mas não significa que será obrigatoriamente a tua experiência nem mesmo a tua história.

Até o próximo post,
Jeniffer - Menina de Titânio


Dica:
Saiba o que levar para o hospital no dia da cirurgia!

Comentários

  1. Olá, poderia me informar o cirurgião/cirurgiã? Estou pesquisando alguns para ver se me ajuda a ter mais confiança em fazer a cirurgia, saber que a sua ocorreu bem faz com que eu me sinta mais calma e ter uma pitada a mais de confiança por quem a executou. Se puder me dizer ficarei muito agradecida.

    Seu blog me ajudou e ainda ajuda a entender e ficar mais tranquila, obrigada por compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Os médicos que me operaram foram os doutores Jônatas Fernandez e Alexandre Borba, em Porto Alegre -RS. Eles atendem na Urgetrauma (Av. Assis Brasil) em outros consultórios. Se quiser posso te passar mais detalhes.

      Excluir
    2. Oi, obrigada por me informar, isso significa muito para mim. Eu adoraria ter mais detalhes, acredito que por e-mail seja melhor.
      Esse é o meu e-mail: maria.clara012@outlook.com

      Deus te abençoe, um abraço!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Meu filho fez dia 26 de novembro, ele sentiu muita dor até o quarto dia, após isso a dor passou. O médico disse que quando vc volta a andar e se movimentar as dores aliviam mais. Ele fez numa segunda, saiu do CTI na quarta e na sexta teve alta e em casa foi super tranquilo graças a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! É como eu disse, cada pessoa reage de uma maneira.

      Excluir
  3. Eu sou a Keven, realizei a artrodese em 07/04/2017 com 22 anos. A minha cirúrgia foi feita no INTO, no RJ. Esperei longos 9 anos na fila do SUS para operar. Foram 9 anos sofridos. Tinha 58° de curvatura. A escoliose dói, mas meu processo pós cirúrgico foi tranquilo, sentia mais dores antes de operar, muito cansaço também. Eu tive muita paciência, voltei a fazer as minhas atividades após quatro meses de operada. Quando eu me senti segura, voltei a andar de ônibus, andar sozinha, estudar e ir à igreja também.
    Eu estudo, trabalho, mas faço tudo no meu ritmo, têm dias que sinto incômodos, mas é só descansar.
    Eu aconselho a perderem o medo de passar pela correção da escoliose. A minha escoliose é da categoria idiopática. A parte da estética não ficou 100%, mas eu vivo muito bem hoje, me sinto muito corajosa. Eu operei com 22 anos, pode ter sido um dos motivos para não ter ficado totalmente sem curvatura.
    Mas isso é o de menos, gente!!!
    Tenho 1 haste e 18 parafusos.
    Mas sou feliz e me aceito!
    Procurem informações, se cuidem!
    Descobri nesse processo todo que Deus sempre nos surpreende, e que nunca devemos temer a nada!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Keven! Deus sempre envia meios para nos ajudar. Parabéns pela recuperação.

      Excluir
  4. Eu to realmente impressionada!! Tenho 20 pinos na coluna dessa cirurgia e juro que só agora depois de 9 anos, resolvi dá uma pesquisada e me lembrei que tenho essa cirurgia kkkkkkk lógico que não esqueço, digo "lembrar" no sentido de esquecer o quão grave foi tudo para mim. Para as meninas que vão fazer ou fizeram a pouco tempo, saibam que um dia tudo vai fica bem e vc até se "esquece". Só tomem cuidado pra nao extrapolar nas loucuras que nem eu! E façam atividades físicas pra nao se acostumarem com a dor. Dores não são normais, não se convençam disso apenas por ter pinos na coluna. Se exercitem!!

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz recentemente a cirurgia tem uns 4 dias parece uma dor insuportável que não vai passar ,preciso de alguma palavra de esperança,me tiraram alguns remédios e eu acho que é por isso,não consigo imaginar levar uma vida normal com a dor que estou sentindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo parece que nunca vai passar esse incômodo. Já estive no teu lugar. Saiba que, por mais que pareça eterno, esse sofrimento tem fim. Hoje não dá pra perceber, mas logo tu vai ficar boa. Tenha paciência consigo mesma.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose