Orgulho e Preconceito

O assunto que vou abordar hoje não está tão voltado à minha cirurgia, mas é um problema que tenho certeza que traz incomodo e desconforto à muitas meninas, e meninos que tem Escoliose, e que já passaram pela cirurgia; o preconceito, ou até mesmo desinformação das pessoas em relação à doença.
Eu me formei no ensino médio em 2013, eu sabia que tinha escoliose, mas como disse anteriormente não "dava bola" pra isso. No dia da formatura em dezembro deste ano, fui com minha mãe no salão me arrumar, fazer o cabelo e as unhas, aquela coisa toda. Estava extremamente quente naquele dia, então fui com um vestido de alcinhas. Enquanto fazia as unhas, uma das funcionárias do salão me surpreendeu com um comentário pavoroso sobre minhas costas. 
Foi algo do tipo: "Nossa o que é isso? Olha só como está torta, que horror meu Deus, coitadinha, tu tem que ver o que é isso!"
E pronto! Eu expliquei que era escoliose, mas ela chamou a outra funcionária pra ver. A partir desse dia se instalou minha vergonha de "ser tortinha". Me controlei na formatura toda pra ninguém ver através do meu vestido minha "deformidade."
Aquele verão foi um inferno para mim, odiava usar biquíni na frente dos outros, na praia ou em parque aquático, eu tinha medo de receber mais um comentário daqueles! 
Meses mais tarde, eu descobri que este não era um medo apenas meu. Muitas meninas de grupos de Escoliose em que eu participava, tinham esse receio também. 
Por vezes é complicado tentar explicar pras pessoas o que é Escoliose, é complicado explicar sobre a cirurgia. Elas são ignorantes no sentido de falta de conhecimento, e acabam fazendo comentários que magoam e nos deixam com traumas.
O que quero deixar como mensagem nesse post; é que você que tem Escoliose, ou tem uma cicatriz de cirurgia, nunca, jamais deve se envergonhar, nem baixar a cabeça quando pessoas maldosas fizerem comentários. Orgulhe-se! Erga a cabeça! Você é uma vencedora, um vencedor!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose dói?

Os heróis da vida real

5 perguntas mais frequentes sobre cirurgia de Escoliose